EstadoPartidos

PDT EM CHAMAS. Acusações de corrupção levam militante a produzir “Carta Aberta” pedindo eleições diretas

Creio que a Carta é auto-explicativa. Recebi do militante pedetista Henrique Heinz. A reproduzo, na íntegra, para que cada um possa tirar a própria conclusão. A seguir:

 “Se você treme de indignação perante uma injustiça no mundo, então somos companheiros,” Che Guevara

Santa Maria-RS 08 de Dezembro de 08/12/2010.

Carta aberta aos pedetistas do Rio Grande do Sul por um novo PDT

Estimados e ilustres companheiros.

Eu não poderia deixar de me manifestar sobre os últimos acontecimentos no PDT-RS. Sei que o momento é delicado e que temos que nos focar na busca da verdade, no apoio ao partido para que este novo episódio não termine também engavetado na Executiva do partido dos que já se encontram. Mas preciso fazer algumas considerações.

Ler uma nota no jornal dizendo que nossos representantes estariam supostamente envolvidos em corrupção é realmente de cortar o coração dos trabalhistas dos brizolistas. Ver nosso querido PDT envolvido em escândalos e tendo sua notória credibilidade e honestidade contestada logo no lugar onde ele mais contribuiu é algo indescritível. Ver nossa luta de anos, nossas bandeiras, nossa esperança de dias melhores para o nosso povo se destruindo é desanimador.

Mas vejamos tudo por outro lado. Talvez nem mesmo o próprio partido tenha percebido o abaixamento do acontecimento. Mas tudo isso pode levar os nossos dirigentes, e eleitos para uma reciclagem mental para ver e a forma como tem tratado a sua militância, dentro da sua casa, dentro dos diretórios, impedindo suas convenções municipais estaduais em que eles foram os principais responsáveis pelo desmando, pelo encolhimento do partido.

Por ser esse partido honrado que é o PDT, jogado a públicos nomes e expôs de maneira absurda, até mesmo para cegos verem como realmente é a sujeira interna que existe no PDT. São os “ditadores” a quem tanto nos referimos durante anos, estes no medo, pavor de perder a mamata se expuseram de maneira irresponsável e desesperada, deixando vir a público o porquê de não deixarem o partido livre para convenções, eles impedem o surgimento de novas lideranças. Agora, ficaram expostos e desmoralizados diante de todo o Rio Grande do Sul.

O desespero e a exposição desenfreada demonstram que realmente o caminho deles não era o correto, no entanto a corrente de oposição do partido seria prejudicada e que o PDT enfim teria uma administração que pensasse mais no partido e menos nos interesses pessoais de meia dúzia que lá estão hoje mergulhados na lama na corrupção.

Mas, independentemente da conclusão ou não do projeto da atual Executiva, nos fez um bem danado, pois expôs à máfia existente no partido e o melhor, os nomes e sobrenomes. Neste momento em que a oposição e a situação tentam tirar proveito, um vai denunciando o outro e assim vão minando os esquemas uns dos outros. Tenho certeza que este é o momento do PDT do bem se unir e agir de maneira inteligente e organizada. Se o PDT não conseguiu vencer a máfia suja e podre, somente os membros do partido a corrente do bem unidos poderá vencer.

O episódio que assistimos na mídia pode ter sido a injeção de consciência, ânimo e vontade que o partido necessitava para agir, para sair da inércia a que nos submetemos durante esses longos anos de história trabalhista após a morte do saudoso Brizola. Este escândalo significa o início de uma nova era, mas a sua investigação motivará um grande movimento. É hora de unirmos, não a favor ou contra fulano ou beltrano, mas unirmos em favor do PDT. Resgatar nossa dignidade, nossa honra, nosso orgulho e nossa alma trabalhista, persistente, confiante e vitoriosa.

É chegado o dia em que os filiados finalmente resgatarão o PDT das mãos dos ditadores que lá estão – dos falsos pedetistas. É o momento de lutarmos, não gerando inverdades, mas lutarmos de forma inteligente contra aqueles que não querem o PDT nas mãos do povo. Contra aqueles que foram contra a democracia contra as convenções municipais, e estaduais, contra aqules que venderam o partido.  

É chegado o dia dos verdadeiros pedetistas se levantarem e demonstrarem que apóiam eleições diretas no PDT em todos os diretórios dos pais, que nossa voz também tem peso e poder fora dos diretórios. É chegado o momento de unirmos, de sermos mais que militantes, mais que filiados do partido, mas sermos companheiros, amigos, irmãos de luta pela nossa bandeira, por nosso legado por nossos ícones, Getulio Vargas, Alberto Pasqualini, Jango e Brizola. Por tudo isso: Queremos eleições, diretas Já!

Você está nessa luta?

Saudações brizolistas.

Henrique Heinz

Militante do PDT – Corrente Resistência 12

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

6 Comentários

  1. @Luiz
    Olá Luiz, em primeiro lugar quero agradecer pelo seu comentario, por sua visão de nossa militancia no PDT.
    Quanto a participação de alguns membros do PDT no governo municipal, temos uma boa explicação: Há uma harmonia interesses pessoais. O que é pior eles não defendem projetos a curto e longo prazo para a população o projeto é só pessoal.
    Estão hoje no atual governo municipal, mas estes também já fizeram parte do governo anterior (PT).
    O mais importante eles não conseguem se manterem em uma democracia, não aceitam decisoes de um diretorio eleito legitimado pelos filiados. Sabem que no outro dia estariamos fora deste governo que esta devagar, quase parando.
    Enfim, estão lá por decisão de uma caneta. O prefeito paga bem os seus acessores.

    Saudaçoes brizolistas.

  2. @marcio rocco
    Mais PDT

    Olá Rocco sem blá blá…

    Nos temos história e experiência assim, cada um com sua história.

    Estamos em todas as biografias de historia,fizemos , fazemos e sempre faremos parte da construçao deste Brasil. Sem a coragem dos nossos icones o brasil hoje nao seria o que é. O nosso orgulho só tem de igual a nossa ambição por mais educação, saude, segurança, emprego, invenstimentos em tecnologia, por nosso compatriotas mais humildes para que tenham o minimo necessario para viver com sua familias.

    Orgulho-me de ser PDT porque somos um partido com historia, somos o voto rebelde, que sempre lutou contra tudo e contra todos . O meu maior orgulho e poder dizer que o partido consegue fazer história! muitos problemas existem mas também muitas conquistas!

    Somos lutadores que lutaram pela nossas bandeiras! o significado da nossa bandeira não e apenas um pano mas sim um orgulho muita esperança e muito sangue derramado!

    Orgulho de ser PDT, porque apesar de haver gente que diz que somos o partido da saudade, mas também por os nossos anos de glória irem bem longe, eu sinto e vejo que somos um partido espalhado pelo brasil, que deixou marcas e influências por todo o lado.

    Orgulho- me

    do Getulio Vargas: Vargas criou a Justiça do Trabalho (1939), instituiu o salário mínimo, a Consolidação das Leis do Trabalho, também conhecida por CLT. Os direitos trabalhistas também são frutos de seu governo: carteira profissional, semana de trabalho de 48 horas e as férias remuneradas. GV investiu muito na área de infra-estrutura, criando a Companhia Siderúrgica Nacional (1940), a Vale do Rio Doce (1942), e a Hidrelétrica do Vale do São Francisco (1945). Em 1938, criou o IBGE ( Instituto brasileiro de Geografia e estatística);

    do Alberto Pasquailine: professor, sociólogo e político brasileiro; ideólogo e doutrinador trabalhista, foi senador da república pelo PTB. Suas idéias foram incorporadas ao programa partidário do PDT, Pasqualini teve destacada atuação durante os debates sobre o projeto da criação da Petrobras, enviado ao Congresso em dezembro de 1951 por Vargas;

    do Jango: Lutou em defesa de um subsídio aos mais pobres na compra de comida. Jango se comprometeu com a reestruturação do sistema carcerário, com a intenção de melhorar as condições de vida dos presos. Como Ministro do Trabalho, ele convocou o 1o Congresso Brasileiro de Previdência Social. Ele assinou uma série de decretos em favor da previdência, tais como o financiamento de casas, a regulação de empréstimos pelo Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Bancários (IAPB) e o reconhecimento dos funcionários do Conselho Fiscal do Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Industriários.
    As reformas de base abrangiam as seguintes áreas:
    Reforma educacional: visava combater o analfabetismo com a multiplicação nacional das pioneiras experiências do Método Paulo Freire. O governo também se propunha a realizar uma reforma universitária e proibiu o funcionamento de escolas particulares. Foi imposto que 15% da renda produzida no Brasil seria direcionada à educação.
    Reforma tributária: controle da remessa de lucros das empresas multinacionais para o exterior; o lucro deveria ser reinvestido no Brasil. O imposto de renda seria proporcional ao lucro pessoal. Reforma eleitoral: extensão do direito de voto aos analfabetos e aos militares de baixa patente. Reforma agrária: terras com mais de 600 hectares seriam desapropriadas e redistribuídas à população pelo governo. Neste momento, a população agrária era maior do que a urbana;
    do Brizola: Sua influência política no Brasil durou aproximadamente cinquenta anos, inclusive enquanto exilado pelo Golpe de 1964, contra o qual foi um dos líderes da resistência. Foi ele quem comandou a resistência civil às pretensões golpistas dos militares e segmentos conservadores e oligárquicos da classe política de impedir a posse do vice-presidente constitucionalmente reeleito, pelo voto legítimo popular, João Goulart, ocasião em que corajosamente deflagrou a chamada “Campanha da Legalidade”.
    Ações do governo Brizola no Rio Grande do Sul
    Educação
    A principal realização de Brizola no Rio Grande do Sul (1959-1963) foi a multiplicação das escolas. Como governador do estado repetiu, em escala estadual, o que já havia feito em seu mandato como prefeito de Porto Alegre. Criou uma rede de ensino primário e médio que antigiu os municípios mais distantes, inclusive nas zonas do pampa.
    Estatização de empresas estrangeiras.Uma das medidas mais polêmicas na carreira política de Brizola foi a encampação das empresas norte-americanas Bond and Share e ITT. Tal fato gerou mal estar nas relações Brasil – EUA.
    Reforma agrária A constituição gaúcha garantia a entrega de terras aos agricultores, sempre que surgissem abaixo-assinados, com o mínimo de cem firmas, solicitando as terras. Brizola estimulou os abaixo-assinados em acampamentos de agricultores e criou o Instituto Gaúcho de Reforma Agrária (IGRA);

    enfim há tanto para nos orgulharmos… Orgulho-me de Nós!

    Grato pela oportunidade.

  3. Henrique:
    Não nos conhecemos pessoalmente, mas sei da sua militância entusiasmada e reconheço em você um batalhador pedetista.
    Igual ao seu pensamento, considero um grande equívoco a participação do PDT no atual governo municipal, assim como considero equivocado que um partido com o potencial do PDT infelizmente seguir a reboque de projetos de terceiros, pois existem muuuitos santamarienses que gostariam de se filiar ao PDT e fazer política de alto nível, mas – em virtude de tudo que aconteceu no partido em passado recente – se mantém afastados e nem querem ouvir falar.
    Se posso sugerir algo de positivo, conclamo você e outros pedetistas comprometidos a procurar a Executiva Estadual e, de maneira serena, pacífica e altaneira, buscar a construção de uma unidade possível, com vistas a construir opções viáveis para as eleições de 2012.
    Abraço e boa luta!

  4. Mais PDT

    Pensamento viciado o meu?Amigo, olhe suas afirmações, atitudes e releve o significado das palavras ao vento.

    Olá Luiz, você sempre de plantão para opinar na vida do PDT – Isso é bom! Mas, esta claro como a luz do dia que você defende o governo municipal atual (PMDB-SM), então sua opinião é tendenciosa unilateral– É de ataque a corrente – 12.
    Basta observar em sua nota que ela tem o caráter de apoio direitista, neoliberal e retrógrado talvez a mando de alguém bem interessado em manter lenha na briga do PDT – A fim de manter um pequeno grupo apoiando a atual administração da Prefeitura de Santa Maria.
    As suas afirmações de que a corrente 12 não ter nenhuma palavra da candidatura a vice-prefeito isso já é coisa do passado, no entanto nossa corrente em nada se arrepende de ter feito parte do governo do PT, não traiu o então governo Valdeci, e de ter apoiado o candidato do Partido dos Trabalhadores.
    Quanto ao nosso ilustre Dr. Rolin, ele é um ícone do PDT-SM infelizmente ele nunca foi reconhecido nas urnas, nas vilas e bairros de nossa região, talvez por nunca ter sido militante, entrado ativamente em vilas e bairros, mas reconheço-o é um nome respeitado por todos nos do partido, é Doutor em teorias, em contar historias do passado. Foi administrador da Coopelar, esta foi à maior cooperativa do Rio Grande do Sul – Infelizmente quebrou! Em suas mãos. Foi candidato a deputado federal conseguiu uma votação expressiva de + – 700 votos, para reitor da UFSM fez 19 votos. Para lembrá-lo, naquela época não existiam brigas no PDT-SM.
    Por outro lado o PDT chegou a 5.000 filiados graças a militância nas vilas e bairros de Santa Maria da corrente resistência 12!
    PF – Os problemas particulares dos membros do partido não nos dizem respeito, não atingiram o PDT, alem do mais este nosso companheiro esta com a sua vida particular bem resolvida. Então, cuidado com insinuações sobre o caráter e a vida particular das pessoas você poderá estar fazendo injustiças a uma corrente 12 composta por milhares de pessoas, e quem sabe você ter que responder por isso. Preocupe se com o bem da comunidade.
    Para finalizar, aqueles que contrários a corrente 12, são de um grupo ligado a corrente que apóia os envolvidos no maior esquema de corrupção do Rio Grande do Sul. A operação Rodin da Policia Federal que desvendou o modus operandi de uma quadrilha que pode ter desviado mais de R$ 40 milhões do DETRAN. O Prezado leitor não falou desses!!!
    Tentativas de intimidação… Isso não merece comentários é motivo de riso, delírio seu! Isso prova que você ‘não tem memória’ está completamente cego ou mal intencionado.
    Obrigado por sua manifestação.
    Henrique Heinz

  5. Blá, blá, blá… Resumo da ópera: enquanto o pdt continuar no passado, lá irá ficar. o pdt tem que modernizar, tomar uma posição atualizar frente ao novos desafios, continuarão a se lamuriar por isso, por aquilo, pelo aquele outro, enfim, sempre se referindo ao brizola, ao pasqualini e getúlio. Quando acordarão. Remontem-se, convoquem seus filiados a cerrar fileiras para um NEO TRABALHISMO!!! Avante!

  6. Nenhuma linha sobre a “militância” que a PF hospedou em passado recente?
    Nenhuma palavra sobre negociatas para candidatura a vice-prefeito?
    Nenhum comentário sobre tentativas de intimidação moral e física a filiados para votar a coligação que não deu certo?
    Certo o Romildinho Bolzan: intervenção!
    Melhor seguir o Doutor Rolim, cujo caráter sozinho é melhor que a soma de todos que se dizem “Resistência 12”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo