Cidadania

PRÉVIA. Projeto de deputado impõe exame para Conselheiro Tutelar, antes de eleição para o cargo

A proposta é do tucano Marcelo Itagiba, do Rio de Janeiro. E tramita em caráter conclusivo – o que significa que, conforme as circunstâncias em que for aprovado, não precisará ser apreciado pelo plenário da Câmara dos Deputados. Basta que seja analisado e referendado pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Mas, o que pretende o projeto? Fazer com que o candidato a Conselho Tutelar passe por um teste obrigatório sobre a legislação, mais exatamente o Estatuto da Criança e Adolescente. Que, por sinal, terá que ser alterado, exatamente para abrigar essa necessidade.

Outra decorrência proposta é a obrigatoriedade de os orçamentos municipais especificarem os recursos destinados, no mínimo, à compra de bens e serviços necessários ao trabalho dos conselheiros tutelares. Quer mais detalhes? Acompanhe a reportagem de Rachel Librelon, da Agência Câmara de Notícias. A seguir:

Proposta cria exame para candidato a conselheiro tutelar

A Câmara analisa o Projeto de Lei 7777/10, do deputado Marcelo Itagiba (PSDB-RJ), que cria teste obrigatório sobre a legislação de proteção à criança e ao adolescente para candidatos a conselheiro tutelar. A aprovação no exame passará a ser pré-requisito para participar de eleição para conselho.

A proposta, que altera o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA – Lei 8.069/90), também exige dos candidatos a comprovação de idoneidade moral, mediante a apresentação de certidão negativa do juízo criminal de todas as localidades em que morou nos últimos cinco anos.

A legislação atual já determina que os conselheiros tenham reconhecida idoneidade moral, mas não exige certidão negativa. Também é cobrada idade superior a 21 anos e que o candidato resida no município sede do conselho. O aumento de requisitos, segundo Itagiba, é necessário para o “amadurecimento desses órgãos…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI

PARA CONHECER A TRAMITAÇÃO DO PROJETO, CLIQUE AQUI

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo