Mídia

ANÁLISE. Começa, na TV Santa Maria, programa que a mídia tradicional não consegue (e quer?) fazer

A mídia tradicional tem inúmeros compromissos. Vamos deixar de lado o componente ideológico, que também existe em larga escala e que impede de propor um verdadeiro debate dos problemas locais – afinal, todos os lados teriam que ser contemplados. Fiquemos com os de natureza comercial. Enfim, todos os veículos vêem, embora não digam isso com letra alguma, antes de qualquer outro, o componente financeiro da equação de sua sobrevivência.

Programa-piloto, gravado recentemente, confirmou formato proposto. Participaram (a partir da esquerda) Luiz Alberto Cassol, Paulo Ceccim, Airton do Amaral, Luciano Ribas e Gilson Piber)

Então, o que resta? A mídia alternativa, na qual este (nem sempre) modesto sítio se inclui. E que tem, desde o ano passado, um outro integrante de peso. No caso, a TV Santa Maria, a emissora comunitária que sobrevive de apoios culturais. E é nela, que pode ser acessada no canal 19 da operadora NET de TV por assinatura, ou pelo sítio www.santamaria.tv.br, que começa, nesta segunda-feira, o programa “Análise”.

Creia, em nenhum outro lugar será possível conferir o debate semanal proposto pela Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism), que está bancando o debate a ser conduzido pelo experimentado e competente jornalista Airton Amaral – com a parceria também, entre outros, do jornal A Razão e da Superauto e da Inox Ideias (criadora da logomarca). Esses dois últimos, também parceiros deste sítio.

Os detalhes do programa chegam na reportagem produzida pela assessoria de comunicação da entidade. O texto é de Sione Gomes, com foto de Mayara Bersch. Confira:

“Segunda-feira é dia de estréia

Uma nova opção aos santa-marienses interessados nos assuntos que levem ao desenvolvimento de Santa Maria entra no ar, ao vivo, nesta segunda-feira. Às 22h, pela TV Santa Maria (canal 19, da Net), estréia o programa “Análise – Santa Maria em Debate”. A iniciativa da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (CACISM), que também empresta a seu auditório a função de estúdio televisivo, é contribuir com a difusão de informações. Como pano de fundo está a certeza de que a discussão de temas relevantes, a troca de opiniões, a polêmica e, principalmente, o fomento do debate são bons caminhos para a busca de soluções.

A cada semana, uma nova temática concentrará as atenções e, para abordá-la, será buscada a participação de diversos debatedores. Na próxima segunda-feira, o foco estará nas perspectivas para Santa Maria na atual conjuntura política. Para sustentar a discussão, foram convidados os deputados estaduais eleitos – Valdeci Oliveira (PT) e Jorge Pozzobom (PSDB), ambos com as presenças confirmadas; o prefeito municipal Cézar Schirmer e a vereadora Sandra Rebelato, presidenta da Câmara de Vereadores. Como mediador, o jornalista Airton do Amaral conduzirá o programa de uma hora de duração.

A proposta vem sendo concebida há alguns meses, período em que também foram feitos ajustes na ambientação que será vista pela TV e encaminhados vários aspectos da produção. A realização está a cargo da SM Vídeo Produtora, que responde pela operacionalidade e programação da TV Santa Maria, Canal de TV Comunitária. Os apoiadores Ford Superauto, Inox – Ideias Sempre Novas, Natura Floricultura e jornal A Razão são parceiros importantes da iniciativa.

Lente de aumento

A identidade visual do programa “Análise – Santa Maria em Debate” é criação da agência Inox – Ideias Sempre Novas. Como elemento central está a lupa, um instrumento ótico com lente de aumento que permite que o objeto de análise seja melhor visto, seja percebido em detalhes. Essa intenção de aprofundar a abordagem de questões cruciais ao crescimento de Santa Maria buscar diversas abordagens, com total liberdade na escolha dos assuntos, será a diretriz do programa.”

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Valeu TV Santa Maria, prabenizo os profissionais empreendedores desta nova emissora, que o tempo de encarregará de amadurecê-la e transformar o segmento aqui na terrinha.
    Vamos estar vibrando juntos.
    Um abraço,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo