COLUNA OBSERVATÓRIO. O vigário é mandado embora. Mas sai atirando contra os ‘inimigos da religião”
Isso é história!
“1895, 15 de novembro – Retira-se o vigário padre Becker (expulso da cidade, como você leu na semana passada), deixando a seguinte declaração: “Em quinze de novembro do ano supra (1895) tive que retirar-me dessa paróquia, tendo sido antes intimado pela força brutal de um grupo de cerca de oitenta homens inimigos da religião e por conseguinte de todo o sacerdote cumpridor de seus deveres. Que venham melhores tempos para este povo infeliz, cujos destinos imortais são dirigidos por homens sem lei”.
17 de novembro – Por motivo da expulsão do vigário, é interdita a paróquia de S. Maria pelo bispo Dom Cláudio José, e assim permanecerá até 3 de março de 1896.”
(Do volume 1 – 1877-1930 do livro “Cronologia Histórica de Santa Maria…”, de Romeu Beltrão, editado em 1958)
Oque será que o Padre andou aprontando,ou não. Nossa região é cheia de histórias de Padres que viveram uma vida complicada pregando o Evangelho. Aquelas histórias dos Padres de Silveira Martins no final de 1800, início de 1900 (até hoje não exclarecidas) são emocionantes. Contam que um outro famoso da cidade teve os “documentos” caçados ai pelos bandas de São Martinho. O primeiros Padres que conheci foi o Irmão Estanislaw, e o Padre Mascarello. Estanislaw deveria ser Canonizado, para nós era o Santo das cabras. Quanto ao Mascarello não tecerei comentários. Soh peço que Deus tenha piedade dele.
tradicional conto do vigário