Claudemir PereiraInternetJornalismo

RETROSPECTIVA (2). Na boca da urna, a dúvida: haveria ou não segundo turno?

Foi no dia 3 de outubro, perto das 3 da tarde. Nesse momento, o sítio publicava aquela que seria a segunda nota (entre as quase quatro mil) mais acessada do ano. E é, imagino, por conta do grande nervosismo vigente no Rio Grande do Sul e no Brasil. Afinal, haveria ou não segundo turno, lá e cá?

As explicações sobre metodologia, e como era feita uma enquete desse tipo, suponho, tenha chamado a atenção (e tido a aceitação correspondente) do leitor. Releia a seguir, se desejar:

IBOPE. Pesquisa de boca de urna tenta antecipar resultado. Coleta já terminou

A partir das 5 da tarde, começa a divulgação de pesquisas “bocas de urna”. O objetivo é tentar antecipar o resultado. Até onde sei, pelo menos o Ibope (o Datafolha, talvez, também) foi contratado para o serviço. Tanto em nível nacional quanto em alguns estados, inclusive o Rio Grande do Sul.

A pesquisa nacional tende a ser divulgada mais tarde; afinal algumas províncias, em função do fuso horário, ainda terão eleitores votando. No entanto, no caso da eleição para os governos estaduais, não há impedimento algum. Assim, o Rio Grande do Sul saberá o resultado da pesquisa regional tão logo cheguemos às 5 da tarde…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo