EconomiaEsporteMídiaNegócios

CACHORRO GRANDE. Globo e Record brigam por direito de transmitir campeonato brasileiro. E vale (quase) tudo

Esporte? Não, negócio. Puuuro (?) negócio. É o que se debate neste momento, com direito a pontapés, jogadas não muito limpas e uma disputa que pode significar milhões de Reais. Para os clubes maiores da Nação. E, especialmente, para as grandes redes de televisão.

O que está em jogo é o mais disputado (pelo potencial número de candidatos a vencê-lo) campeonato de futebol do planeta. E que ainda rende menos do que poderia, dizem todos os envolvidos. E não é pouca coisa. Já se sabe, por exemplo, que para transmiti-lo em sinal aberto, a Globo e a Record, que brigam pelos direitos sobre os certames de 2012/13/14, investirão no mínimo meio bilhão.

Difícil entrar nesses meandros da contenda. Principalmente porque praticamente todos os veículos da mídia tradicional têm seus próprios interesses, não raro transcendendo ao gosto pelo esporte. Assim, para um bom resumo, sugiro a leitura de material publicado pelo ótimo jornal eletrônico Sul21. A reportagem é de Jorge Seadi. A seguir:

Emissoras de TV entram em guerra pelos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro

A negociação dos direitos de transmissão por televisão do Campeonato Brasileiro para o triênio 2012, 13 e 14 está aumentando a “guerra” entre Globo e Record e, mais uma vez, divide os clubes brasileiros. Os direitos de transmissão são negociados pelo Clube dos Treze, presidido pelo gaúcho e ex-presidente do Grêmio Fábio Koff. A cada nova renovação, Koff tem conseguido aumentar a receita dos clubes. No entanto, sempre que há negociação, alguns clubes se revoltam e querem aumentar sua participação no bolo. E as TVs que brigam entre si fomentam essa divisão dos clubes na tentativa de pagar menos pelos direitos.

O Clube dos 13, associação que reúne os 20 maiores clubes do país, tem negociado os direitos, ao longo dos anos, em TV aberta, TV fechada, pay-per-wiew e, agora, também internet. Para cada uma destas mídias o Clube dos Treze quer receber proposta separada. Isto significa que a rede que comprar os direitos para TV aberta, por exemplo, terá de negociar à parte a transmissão em TV fechada.

Hoje (22), a comissão dos clubes responsável por negociar os direitos de transmissão tem reunião em São Paulo para definir e formatar o edital de convocação que definirá as regras da concorrência. As propostas deverão ser apresentadas em envelope fechado. A grande diferença desta negociação para as anteriores é que a Rede Globo, atual dona dos direitos em TV aberta, TV fechada e payper wiew, não tem mais o direito de preferência que lhe dava uma grande vantagem, que era a de, no mínimo, igualar a proposta da concorrência e continuar com a exclusividade. No final do ano passado, depois de longo processo, o Conselho Admnistrativo de Defesa Econômica (Cade) proibiu que o Clube dos 13 desse essa preferência à  Rede Globo. Agora, outras emissoras, e principalmente a Rede Record, se mostraram interessadas na concorrência…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo