Política

CÂMARA. Na estréia na tribuna, Marchezan Jr diz que “só quem foi eleito pode fazer revolução”

Marchezan: na tribuna, listagem de problemas e o papel dos parlamentares

O deputado federal gaúcho Nelson Marchezan Júnior, detentor de 10 mil votos entre os eleitores santa-marienses, fez hoje seu primeiro discuro no chamado Grande Expediente, na Câmara. E aproveitou para fazer uma espécie de declaração de princípios – afora listar alguns dos que considera grandes problemas a ser enfrentados.

Para saber mais do que disse o parlamentar tucano, acompanhe material produzido e distribuído por sua assessoria. A foto é de Luiz Alves, da Agência Câmara de Notícias. A seguir:

Congressistas podem revolucionar o País, afirma Nelson Marchezan Júnior

Único deputado federal eleito pelo PSDB no Rio Grande do Sul nas últimas eleições, Nelson Marchezan Júnior fez seu primeiro grande expediente na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (24). O parlamentar argumentou que só os detentores de mandatos eletivos são capazes de resolver os problemas brasileiros. “Esse é o meu credo: os únicos que têm legitimidade para fazer a revolução são aqueles que são eleitos”, sustentou..

Para o deputado, a “raiz de todos os problemas e a fonte de todas as soluções” para as mazelas brasileiras é o setor público. Segundo ele, no Brasil, esse setor “não tem nada de público, não quer ser público, e, se depender das corporações, não será”. Diante disso, aponta que “só existe um caminho: a atuação dos eleitos”.

Problemas – Marchezan destacou os problemas que considera mais graves: incompetência do  setor público, corrupção, impunidade e privilégios. Em sua opinião, o Estado não funciona por falta de metas, objetivos e de mensuração.  Mas também por “falta de meritocracia, pois aqueles que são amigos ou filiados recebem as melhores benesses, e quem trabalha sequer é visto”.

Quanto a privilégios ilegais, Marchezan citou episódio no Rio Grande do Sul em que o Tribunal de Justiça concedeu compensação a desembargadores por prejuízos decorrentes da URV Unidade Real de Valor), mecanismo adotado no início do Plano Real, em 1993 e 1994. “O Conselho Nacional de Justiça disse que  foi  ilegal, mas de boa-fé, e, como o dinheiro era de todos, não tinha dono, não seria preciso devolver”, afirmou. Depois do tribunal, o Ministério Público Estadual, o Tribunal de Contas do Estado e a Assembleia Legislativa concederam compensações. “Foram R$  3,5  bilhões,  eu  calculo, de pagamentos ilegais”, disse. “Todos os projetos do  Judiciário, do Ministério Público e do Tribunal de Contas foram aprovados  pela  Assembleia. Por isso, digo que o conchavo é um problema e se concilia com a corrupção e a incompetência”, afirmou.

Impostos – Marchezan ressaltou ainda que o Brasil tem uma das maiores e mais injustas cargas tributárias do mundo.. Segundo ele, estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que os 10% mais pobres gastam quase 33% do que ganham em tributos, enquanto entre os 10% mais ricos, o porcentual é de 23%. “Quem ganha até dois salários mínimos, deixa 54% de tudo que recebe para o setor público, já aqueles com renda acima de 30 mínimos destinam só 39%”, acrescentou.”

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

3 Comentários

  1. Perdi completamente o interesse pela nota ao ler a seguinte declaração do deputado:

    “Esse é o meu credo: os únicos que têm legitimidade para fazer a revolução são aqueles que são eleitos”

    O José Serra que não ouça o Marchezan Jr.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo