EducaçãoPesquisa

JÁ FOI PIOR. Pesquisa mostra que (quase) metade dos brasileiros vê melhora no ensino

Não deixa de ser auspicioso. Afinal, a percepção média do que se lê, vê e escuta na mídia é de que a educação está uma porcaria. E talvez esteja, mesmo – em alguns pontos específicos, ao menos. No entanto, levantamento feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) aponta um quadro nem tão ruim assim.

E quem pensa é a população, não os especialistas. Curiosamente (e isso talvez também possa se explicar) o ceticismo maior se encontra exatamente na região sudeste, a mais desenvolvida do País. Quer saber mais? Acompanhe material publicado no jornal O Globo e reproduzido pelo jornalista Ricardo Noblat. A reportagem é de Demétrio Weber. A seguir:

Pesquisa mostra que, para 48,7%, ensino melhorou

… Pesquisa de opinião divulgada ontem pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que 48,7% dos brasileiros veem melhora na educação pública. Já para 24,2%, o ensino piorou. Para os demais 27,2%, a situação continua igual.

O levantamento ouviu 2.773 pessoas em novembro e faz parte do Sistema de Indicadores e Percepção Social do Ipea. Para 12,1%, a educação melhorou bastante. Para 13,1%, piorou bastante. Embora predomine a opinião de que o ensino público avançou, há diferenças nos recortes regionais, de renda e escolaridade.

Entre os entrevistados com pós-graduação ou nível superior completo, 35,4% disseram que a educação pública piorou. O índice mais baixo de avaliação negativa (21,4%) foi registrado entre os que cursaram até os anos finais do ensino fundamental…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo