AssembleiaCâmara de VereadoresCidadaniaCinemaCulturaEducaçãoUFSM

LUNETA ELETRÔNICA. Curiosidades na Câmara, solidariedade na AL, eleição no DCE, bóia mais cara, Hitchcock no Lanterninha…

* Curiosidade um da semana: afinal, os vereadores, nas sessões destas terça e quinta, vão discutir e votar o projeto que altera o orçamento municipal?

* Relembrando: o prefeito mudou a reforma administrativa depois do orçamento 2011 aprovado. Agora, terá que realocar recursos. Mas depende da Câmara.

* Curiosidade dois da semana: o trololó em torno da doação de R$ 80 mil para a Imperadores do Samba, vai repercutir na tribuna do parlamento?

* A propósito de Legislativo, a Assembleia tem como evento extra muito importante nesta semana o show beneficente com artistas gaúchos, para arrecadar donativos para os desabrigados da zona sul do Estado.

* O evento acontece na quarta, no Teatro Dante Barone. Entre os presentes, Elton Saldanha, Luiz Carlos Borges, Daniel Torres e Erlon Péricles.

* Já no plenário, o parlamento pode (mas isso não deve acontecer, é o palpite claudemiriano) começar a votar, o pacote de projetos enviados pelo governador Tarso Genro, e que tramitam em regime de urgência.

* Uma interessante eleição acontece no próximo mês, e que movimenta desde já várias correntes políticas santa-marienses.

* Me refiro à sucessão no Diretório Central dos Estudantes da UFSM. Combativa entidade, não há dúvida que mexerá com muuuitos interesses de natureza política. Pode apostar!

* Quem tiver interesse em conhecer o regimento do pleito (inclusive as chapas interessadas, que têm até 4 de abril para se inscrever, basta clicar AQUI.

* Enquanto a eleição não aparece, os meninos do DCE promovem a sua Calourada, para receber os novos alunos da UFSM.

* Um dos destaques acontece nesta segunda. A partir da 1 e 45 da tarde, na União Universitária, no campus, o debate tem como tema “Mobilidade Urbana e direito a moradia no acesso às cidades”.

* Para tratar do assunto, duas autoridades: o secretário estadual de Habitação e Saneamento, Marcel Frison, e Cristiano Schumacher, do Movimento Nacional de Luta pela Moradia. Também participa o coordenador geral do DCE, Eduardo Flech.

* A idéia, segundo me foi passado por quem divulga as calouradas é discutir, entre outros assuntos, “transporte, moradia e todas as questões que envolvem a cidade”.

* A partir desta segunda, sai mais cara, para o consumidor, a bóia do Restaurante Popular. Depois de cinco anos, o preço passa de um pila para 1,25. A marmitex continua a dois pilas.

* Para fechar, cultura. A mostra do mês, no Cineclube Lanterninha Aurélio, tem como título “Inter Filmes”, em parceria com o curso de Relações Internacionais da UFSM.

* Por conta do feriado de carnaval, semana passada, o ciclo só começa nesta segunda. Mas em grande estilo: será exibido “Intriga Internacional”. Obra (de 1959) do mestre do suspense, Alfred Hitchcock.

* A idéia é apresentar filmes que tratam de relações entre diferentes nações. Assim, nas próximas semanas já estão programados “Gomorra” (2008) e “Parcerias Entre Fronteiras” (2010).

* Após a exibição do filme desta segunda, quem conduzirá o debate é o professor José Renato Ferraz da Silveira, da UFSM.

* Ah, o horário de início é 7 da noite, sempre no auditório da Cesma, na rua Professor Braga.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

8 Comentários

  1. @Luiz

    O então secretário municipal de transporte mobilidade urbana Sérgio Medeiros foi um dos principais nomes presente na calourada do ano passado, também organizada pela gestão Avante! Na época se discutiu como seria dada a implantação do SIM, foi devido aquela palestra que o DCE resolveu entrar com uma representação no MP exigindo licitação…

  2. “* Para tratar do assunto, duas autoridades: o secretário estadual de Habitação e Saneamento, Marcel Frison, e Cristiano Schumacher, do Movimento Nacional de Luta pela Moradia. Também participa o coordenador geral do DCE, Eduardo Flech.

    * A idéia, segundo me foi passado por quem divulga as calouradas é discutir, entre outros assuntos, “transporte, moradia e todas as questões que envolvem a cidade”.”

    Vão discutir questões que envolvem a cidade e não chamam os secretários municipais?
    Se convidaram e eles não aceitaram até dá para entender, mas se resolveram ficar só com a visão das “autoridades” acima relacionadas, aí fica fácil entender porquê a política estudantil está do jeito que está.

    Eu imaginava que a gurizada destes novos tempos, com todo o acesso que têm à informação, fosse menos sectária que as gerações anteriores, que usaram a política estudantil apenas como trampolim para a política partidária, mas percebo que – infelizmente – a coisa segue igual.

    Uma vez perguntaram a Nelson Rodrigues se ele tinha algum conselho a dar à juventude brasileira, e ele respondeu com seu habitual mau-humor:
    -Envelheçam!

    Talvez não seja necessário sugerir o mesmo, mas como já passei dos 40, me sinto pelo menos no direito de repetir o que me disseram na juventude e confirmei na maturidade:
    Se antes dos 25 anos você não for comunista/socialista/esquerdista você é um insensível, mas se depois dos 30 anos você continuar comunista/socialista/esquerdista, então, você é um idiota!

  3. A ideia de abrir a boate é também uma alternativa ao que acontece na “praça do Brahma” como é conhecida pelos estudantes a Saturnino de Brito. A ideia é galera dentro da Boate e não na rua, e o clima sendo mais de integração entre calouros e veteranos.

  4. “Para tratar do assunto, duas autoridades: o secretário estadual de Habitação e Saneamento, Marcel Frison, e Cristiano Schumacher, do Movimento Nacional de Luta pela Moradia. Também participa o coordenador geral do DCE, Eduardo Flech.” Ah, agora qualquer um é autoridade? Autoridade em que, baderna? Arruaça?

  5. Flamarion Uchoa :Uma sugestão para os “meninos” do DCE: “Por que não fazer um trote civilizado e solidário com os bichos da UFSM”? Explico: Por que em vez do chamado “trote sujo”, não levam a bicharada para ajudar os frajelados em São Lourenço do Sul?

    Só pode ser desinformação…
    Desde 1986 o DCE de Santa Maria promove atividades paralelas ao “trote sujo”. Uma vez até um livro foi editado sobre isso. Sempre tentando conscientizar que o trote é humilhante e desnecessário. A Calourada é antiga mas é atual.
    Só para lembrar: independente dos apontamentos politico-ideológicos das diretorias do DCE, a Calourada sempre foi feita.

  6. Ah. E a campanha do DCE já começou. Se não, por que se realizaria a Boate do DCE em 4 dias essa semana? Não é por boa vontade do pessoal da gestão Avante, disso tenho certeza…

    Sem falar nos nomes trazidos para essa semana de debates. Curiosamente, todos são muito próximos a uma corrente do PT, a Articulação de Esquerda. Coincidência?

  7. @Flamarion Uchoa

    A ideia da Semana da Calourada é ser uma alternativa ao trote tradicional. Além do debate divulgado pelo Claudemir, há uma série de outros debates na programação, espaços para bandas apresentarem seu trabalho nos lonões que montamos no RU. A ideia de ajudar as vítimas de São Lourenço é boa, inclusive nós divulgamos contas abertas pela prefeitura de lá para quem quisesse ajudar.

    A Calourada tem por princípio mostrar que os novos alunos da UFSM podem ser recebidos com conhecimento e integração, e não com humilhações…

  8. Uma sugestão para os “meninos” do DCE: “Por que não fazer um trote civilizado e solidário com os bichos da UFSM”? Explico: Por que em vez do chamado “trote sujo”, não levam a bicharada para ajudar os frajelados em São Lourenço do Sul?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo