AssembleiaEstadoPartidos

TUCANOS. Deputados vão ao TCE ”alertar sobre capacidade do Estado se endividar”

Pozzobom com João Osório: a capacidade de endividamento do RS

A bancada do PSDB na Assembleia Legislativa estão questionando a oportunidade do empréstimo que o governo gaúcho pretende contratar junto ao BNDES e ao Banco Mundial – em projetos sob análise dos parlamentares. Mais que isso, representados por seu líder, o deputado santa-mariense Jorge Pozzobom foram ao Tribunal de Contas.

O que Pozzobom disse ao presidente do TCE, João Osório, e outros detalhes, você encontra no material produzido pela assessoria do parlamentar. O texto é assinado por Leonardo Gottems. A seguir:

Bancada do PSDB alerta TCE sobre capacidade do Estado de contrair novas dívidas

A bancada do PSDB encaminhou na tarde desta quarta-feira (16), através de seu líder, deputado Jorge Pozzobom, documento ao presidente do Tribunal de Contas, João Osório Ferreira Martins, alertando sobre a capacidade do Estado de contrair novas dívidas. No ofício, os parlamentares questionam a oportunidade do empréstimo que o Governo do Estado pretende contratar junto ao BNDES e ao Banco Mundial, objetos Projetos de Lei 67/2011 e 68/2011, respectivamente.

A maior preocupação dos deputados do PSDB é com a capacidade do Estado de contrair novas dívidas e, também, o fato do Governo Tarso solicitar empréstimos, sem discutir as condições em que serão firmados estes contratos (taxa, juro, números de parcelas e impacto nas finanças estaduais).

De acordo com levantamento feito por técnicos da Bancada, o Rio Grande do Sul é o Estado que tem maior dívida, sendo que cada gaúcho já nasce devendo R$ 4.006,23. “Estes empréstimos podem comprometer a futura gestão em relação ao que trata a Lei de Responsabilidade Fiscal”, justifica Pozzobom.”

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

22 Comentários

  1. Jose Delcatti :@Alvaro Rochedo O Governo Tarso tem um projeto que foi mostrado na campanha eleitoral e foi aprovado no primeiro turno.Tal projeto exige pessoal adequado para ser implementado, administrações de quem entende que o estado tem que cumprir o seu papel são diferentes de liberais privatistas como os do PSDB.O povo elegeu Tarso e não Yeda justamente para ele fazer diferente.Se a oposição está isolada e sem projeto não é culpa nossa!Até o Lazier Martins disse que o Tarso está indo bem…

    Muito bem.
    Pelo visto teremos várias discussões durante os próximos 4 anos. Sem pessoalizar, é claro.
    O tempo será o senhor da razão.
    Boa sorte ao amigo.
    Abraço!
    (a do Lazier eu achei ótima) hehehe

  2. Boa tarde.
    Existe na Web a relação das pessoas que ocupam as CCs do estado, e do Município? Se alguem sabe por favor me passe o link.

  3. @Alvaro Rochedo
    O Governo Tarso tem um projeto que foi mostrado na campanha eleitoral e foi aprovado no primeiro turno.
    Tal projeto exige pessoal adequado para ser implementado, administrações de quem entende que o estado tem que cumprir o seu papel são diferentes de liberais privatistas como os do PSDB.
    O povo elegeu Tarso e não Yeda justamente para ele fazer diferente.
    Se a oposição está isolada e sem projeto não é culpa nossa!
    Até o Lazier Martins disse que o Tarso está indo bem…

  4. @Alvaro Rochedo
    Quem era aquele raivoso que estava no lado do DR Jorge Pozzobom? Lembro que ele disse que era de Santa Maria.
    Que horror, era um ódio nojento… Que vergonha nossa cidade apresentar um político daqueles…

  5. @Jose Delcatti
    Sinceramente não entendo aonde o senhor quer chegar. Em momento algum eu me posicionei contra os Cargos em Comissão, nem falei que o Tarso tinha que diminuir os CC’s.
    Apenas condeno a criação excessiva deles. Se daqui a um ano o Tarso comprovasse que necessita mais CC’s para gerenciar o Estado, oportunizando uma discussão aberta, talvez, após a conclusão, eu até tivesse uma posição diferente.
    O fato é que no primeiro mês de governo, já enviou projeto à Assembléia criando cargos. No segundo mês, novamente.
    Impossível com menos de dois meses de governo detectar a necessidade da criação de mais de 500 CC’s.
    Como o governo anterior conseguiu cortar, recuperar as finanças do estado, e este aumenta?
    Por que não preencher os espaços com concurso público para servidores efetivos?
    Nem plano de contingenciamento de despesas o Tarso tem, disse que vai anunciar futuramente.
    Espero que o faça, e ponha em prática urgentemente.
    Eu não quero ver o nosso Estado afundado em mais dívidas que já tem e acredito que o senhor também não.

  6. @Alvaro Rochedo
    Cc nos nossos governos trabalha para fazer o estado funcionar e tem que contribuir para o partido sim!

    Nas nossas campanhas não sobra dinheiro para fazer casa!

    Se tu achas que diminuir CC ajuda o estado pede demissão da Assembléia e diz pro Pozzobom tocar o mandato sozinho!

    Pede pro Schirmer demitir os CCs do PSDB!

    Manda o Admar demitir aquele povaréu lá da Camara!

    Me diz para que a Yeda tinha o Pozzobom de assessor especial? Ele não fazia nada à não ser campanha!

  7. @Paulo Carvalho
    Não, não era eu na TV COM. Não estou gritando, apenas fazendo o meu papel “constitucional” de oposição, exatamente onde o povo, democraticamente, escolheu que ficásse-mos. Não falei nenhuma inverdade, apenas estou demonstrando a tentativa de desqualificação que a situação está pregando.
    Assim funciona a democracia no Brasil.
    Abraço!

  8. @Jose Delcatti
    Sr Delcatti…
    Apesar de achar o Sr muito radical (como boa parte dos petistas), quero te dizer para não perder tempo com os tuCANOS..
    O Povo é que escolheu deixar os tuCANOS onde estão…deixa gritar!

  9. @Quido
    Um pouco de bom humor até é bem vindo Quido, ajuda a amenizar a raiva de alguns que só fazem tentar desqualificar os outros, por não ter justificativas para fundamentar o inexplicável.
    Foi graças aos alertas da oposição que o Tarso, apenas no dia da votação, apresentou o relatório de impacto financeiro dos projetos de Lei.
    Resta saber se o fez para não dar tempo aos oposicionistas analisarem, ou se, por incompetência, não havia feito antes. Qualquer das duas alternativas é grave.
    E, para minha surpresa, recém agora o Tarso irá formular um pacote de ações para reduzir os gastos.
    Somente ontem Tarso reconheceu que pilota o Titanic.
    Mas a companheirada não precisa se preocupar, os cargos já estão garantidos, e automaticamente a engorda no caixa do partido do Tarso.
    Grande abraço!

  10. Alvaro Rochedo :
    @rosepereira
    Essa é a nossa deferença. Nós avisamos para o Governo não ter problemas, vocês jogam gasolina, pois só o que fazem é que julgam correto. Mesmo que para isso, tenham que atirar fora, no lixo, tudo aquilo que sempre estudaram, defenderam e cada vez menos aplicam.

    E quem schoga o pauzinho de fósforro? Os gomentarristas… ahahaha viz um biada! Sou um coçador…

  11. @rosepereira
    O Rochedo tem razão em uma coisa,muitas vezes quando contratavam essas empresas nem se preocupavam se ela ia poder realizar a obra ou não, o que importa primeiro e a quirera dos passarinhos.Hehehehe
    assim deve ter sido em V. Vêneto.
    Mas uma coisa é certa o Pozzobom prometeu e não cumpriu!!!!
    Ou a obra tá pronta?
    Mal intenção seu Rochedo é querer botar as suas falhas no colo dos outros.
    Essa tucanada pasou 4 anos fazendo nada,maquearam as contas públicas para mentir o tal defict zero e agora se alguém começa a fazer alguma coisa eles se trnasformam em corvos para anunciar que o estado vai quebrar, bota incompetencia nisso!
    Temos que alertar o povo gaúcho e pricipalmente a região centro que se depender do Jorge Pozzobom o Rio Grande volta prá tráz!

  12. @rosepereira
    Essa é a nossa deferença. Nós avisamos para o Governo não ter problemas, vocês jogam gasolina, pois só o que fazem é que julgam correto. Mesmo que para isso, tenham que atirar fora, no lixo, tudo aquilo que sempre estudaram, defenderam e cada vez menos aplicam.

  13. rosepereira :@Jose Delcatti É bem mais grave. Esse empréstimo é justamente para fazer essas obras.Quando as obras forem executadas, e só o serão se esse empréstimo for contratado, ele virá aqui dizer que foram viabilizadas com sua intervenção.

    Idem à citação que fiz ao Sr. José.

  14. Jose Delcatti :A proposta do Pozzobom é de que o Rio Grande fique parado que nem a gente dele fez nos últimos 4 anos, inclusive ele fez isso ou alguém tem algum feito dele no governo que diga benza a Deus?Ali em Vale Veneto ele aplicou que iam fazer o asfalto, botou placa de inicio da obra, fez a maior laúsa e depois sumiu!O pessoal chama agora aquilo lá de RS 171.

    Ou o Sr. José é mal intencionado ou ignorante. Até as pedras sabem que a obra de Vale Vêneto não saiu devido à um problema de liquidez da empresa detentora do antigo contrato, desde antes do governo Yeda.
    O Sr. José olvida-se que o Rio Grande, hoje, só pode captar recursos em instituiçãos financeiras, graças ao ajuste fiscal executado no governo tucano.
    O Sr. José tem ignorado as ilegalidades dos projetos de Lei do Tarso, que não vem acompanhados da origem dos recursos das novas despesas à serem contratadas pelo Estado.
    O Sr. José não vê o escancarado desrespeito à Lei de Responsabilidade Fiscal pelo Tarso. Aliás, criada durante governo do tucano Fernando Henrique.
    Não senhor José, nenhum tucano quer que o Rio Grande fique parado. Muito pelo contrário, além de ver o Rio Grande crescendo, queremos ver o Tarso respeitando a Lei e não devolvendo o Estado ao buraco financeiro em que se encontrava.
    Por fim, se o Tarso quiser, desiste da criação dos CC’s que causarão um impacto financeiro, sem previsão da origem da receita, de 53 milhoes aos cofres públicos e faz 5 estradas de Vale Vêneto por ano. E sobra troco.
    Benza a Deus digo eu. Ele que nos proteja, porque o Tarso já está nos afundando.

  15. @Jose Delcatti
    É bem mais grave. Esse empréstimo é justamente para fazer essas obras.
    Quando as obras forem executadas, e só o serão se esse empréstimo for contratado, ele virá aqui dizer que foram viabilizadas com sua intervenção.

  16. A proposta do Pozzobom é de que o Rio Grande fique parado que nem a gente dele fez nos últimos 4 anos, inclusive ele fez isso ou alguém tem algum feito dele no governo que diga benza a Deus?
    Ali em Vale Veneto ele aplicou que iam fazer o asfalto, botou placa de inicio da obra, fez a maior laúsa e depois sumiu!
    O pessoal chama agora aquilo lá de RS 171.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo