
É evidente que o PSDB santa-mariense pretende, inclusive por conta da vitória expressiva conquistada na cidade, buscar espaços no Governo do Estado. Aqui, Eduardo Leite obteve 79.052 votos (56,67%), contra 60.684 (43,43%). Afora os válidos, houve ainda 7.938 brancos e 14.581 nulos.
Portanto, há cacife. Como também se sabe que, nas nem sempre tranquilas relações internas do PSDB, e que agora tende, no poder, a se pacificar minimamente, o prefeito Jorge Pozzobom foi e é aliado de Leite. Quer dizer, o “caldo de cultura” política é favorável.
Ainda assim, como o editor apurou, e resguardadas as reivindicações estaduais a ser feitas, o principal é garantir as principais posições regionais. Sim, não se fala nisso, mas Coordenadorias de Educação e de Saúde, imagina-se, são prioritárias.
Curiosamente, como este escriba anotou, há pelo menos um santa-mariense que frequentará diariamente o Palácio Piratini. E numa função que pode ser considerada estratégica, a comunicação. Estará no governo o jornalista Luiz Antonio Caminha dos Santos.
O profissional acompanha o tucano agora governador eleito desde os tempos da Prefeitura de Pelotas e é, segundo foi possível descobrir, do grupo mais próximo de assessoria ao futuro comandante do Executivo gaúcho.
Caminha dos Santos é de Santa Maria, tem muitos familiares por aqui. Se graduou jornalista pela UFSM no início dos anos 80 e saiu da cidade em busca de seu rumo profissional naquela década. Entre suas várias funções, foi editor chefe do centenário jornal Diário Popular de Pelotas.
Claudemir, corrige o nome na legenda da foto. Eduardo Cunha não!!!
NOTA DO SITE: corrigido, com os agradecimentos do editor.