DISCRIMINAÇÃO. Editora Abril vai a Pimenta e pede desculpas por programa da MTV
Beei!!! A coisa pegou, mesmo. Você leu aqui, na noite de anteontem, sobre a decisão do deputado federal Paulo Pimenta (PT), de acionar o Ministério Público Federal, em função do quadro de um programa da MTB Brasil, no entendimento do parlamentar claramente discriminatório em relação aos autistas.
Olha só o que aconteceu nesta quarta-feira, como mostra material produzido e distribuído pela assessoria do parlamentar. A assinatura é do jornalista Fabrício Carbonel. Acompanhe:
“Em nota, MTV formaliza pedido de desculpas à sociedade por programa “Casa dos Autistas”
A diretora de relações governamentais do Grupo Abril, Angela Rehm, procurou o deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) para apresentar um pedido formal de desculpas à sociedade brasileira pela exibição do quadro “Casa dos Autistas”, veiculado na última sexta (22) pela MTV Brasil. Em reunião, que ocorreu na tarde de hoje (27), a diretora informou que o canal musical tomou conhecimento da repercussão negativa do “Casa dos Autistas” pela mobilização ocorrida nas redes sociais, na internet.
“A manifestação do deputado Pimenta desencadeou rapidamente uma ação crítica fundamentada contra o programa e à MTV, que nos forçou a rever e analisar o quadro para entendermos o que estava ocorrendo, pois, até então, não havíamos recebido nenhuma reclamação por meio de nossas centrais de relacionamento com o telespectador. Houve desconhecimento na abordagem sobre o transtorno global de desenvolvimento, uma infelicidade, em que foram ultrapassados os limites aceitáveis do humor”, reconheceu a diretora do Grupo Abril.
Autor de representação no Ministério Público Federal contra o “Casa dos Autistas”, o deputado Paulo Pimenta creditou à sociedade que de forma organizada usou as redes sociais para protestar contra um possível retrocesso na conquista dos direitos e no respeito às pessoas com deficiência. “Nos somamos e amplificamos um sentimento social de que o conteúdo do programa havia sido discriminatório e que o dia-a-dia das pessoas com disfunção global do desenvolvimento representado pela MTV nada tem a ver com a realidade. Assim como cobramos providências, reconhecemos o gesto do Grupo Abril, em reconhecer o erro, algo raro na mídia brasileira”, disse Pimenta. O deputado espera que esse episódio possa servir como um marco na forma da mídia tratar o tema da inclusão em suas pautas.
SIGA O SITÍO NO TWITTER
Abril ta terminando …
beeeeei