CidadaniaMídiaMinistério Público

DISCRIMINAÇÃO. Pimenta aciona Ministério Público Federal contra programa da MTV

Recebi agora há pouco e, por sua óbvia importância reproduzo, material da assessoria de imprensa do deputado federal Paulo Pimenta (PT). O tema: um quadro de programa da MTV, emissora voltada ao público jovem e que tem conteúdo discriminatório, no entender do parlamentar – que levou o caso ao conhecimento do Ministério Público Federal. Confira:

Deputado Pimenta aciona MPF contra programa da MTV Brasil

O deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) ingressou, nesta segunda-feira (25), com uma representação no Ministério Público Federal para que sejam tomadas providências com relação a um quadro do Programa Comédia MTV, chamado “Casa dos Autistas”. Na sketch, que busca ser uma sátira do Casa dos Artistas do SBT, o dia-a-dia as pessoas com disfunção global do desenvolvimento é retratado, a partir de uma visão particular dos humoristas do canal musical.

No documento, o deputado classifica o “Casa dos Autistas” como um programa discriminatório que explora de maneira preconceituosa a imagem das pessoas com transtornos globais do desenvolvimento. “Essa paródia de péssimo gosto e conteúdo nada tem de humor, pelo contrário, dissemina uma cultura condenável, que é a da tentativa de inferiorização das pessoas pela diferença. Reforça a idéia segregadora de um modelo único de sociedade, em que aqueles que não se enquadram no rótulo de normais devem ser motivo de piadas e discriminação”, afirma o parlamentar.

A representação do deputado Pimenta está baseada na Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, da qual o Brasil é signatário. O texto da Declaração diz que “os Estados Partes proibirão qualquer discriminação baseada na deficiência e garantirão as pessoas com deficiência igual e efetiva proteção legal contra a discriminação por qualquer motivo”.

PARA CONFERIR O QUADRO, CLIQUE AQUI

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

12 Comentários

  1. Grande Paulo Pimenta,MTV vai ter que recuar desse absurdo. É vergonhoso a discriminação e a denúncia é corajosa e procedente

  2. Lauro Machado :
    Eu acho q o Pimenta não é perfeito,como ninguém é por isso somos humanos. Agora coragem ele tem de sobra. Só essa briga que ele comprou sobre a propaganda da cerveja.Bate de frente com Globo,RBS,SBT,Record,etc e mais as agências de publicidade. Quem peita essa turma? E a batalha do diploma dos jornalistas,contra o interesse da grande mídia. MTV é peixe pequeno? Que é isso,vocês não metem nem com as rádios dw SM,inclusive tiveram q contratar gente de todas elas para amansar os discursos sobre o abandono da cidade. Estou torcendo para ele vir de prefeito,vai dar de relho nessa carreira. É esse o medo da gauchada.

    Relho? Será que o nobre deputado concorda com este tipo de expressão? Será que o Marcos Rolim, antigo aliado do Pimenta, concordaria com esta violência?
    Este gauchada tem conotação pejorativa? O sr. é paulista?

  3. Eu acho q o Pimenta não é perfeito,como ninguém é por isso somos humanos. Agora coragem ele tem de sobra. Só essa briga que ele comprou sobre a propaganda da cerveja.Bate de frente com Globo,RBS,SBT,Record,etc e mais as agências de publicidade. Quem peita essa turma? E a batalha do diploma dos jornalistas,contra o interesse da grande mídia. MTV é peixe pequeno? Que é isso,vocês não metem nem com as rádios dw SM,inclusive tiveram q contratar gente de todas elas para amansar os discursos sobre o abandono da cidade. Estou torcendo para ele vir de prefeito,vai dar de relho nessa carreira. É esse o medo da gauchada.

  4. Se você tem dúvidas se o Pimenta enfrenta as grandes emissoras, tire suas conclusões:

    http://www2.camara.gov.br/agencia/noticias/DIREITOS-HUMANOS/151737-COMISSAO-FARA-SEMINARIO-SOBRE-HOMOFOBIA-E-LIBERDADE-DE-EXPRESSAO.html

    e isso

    http://www2.camara.gov.br/agencia/noticias/DIREITOS-HUMANOS/191879-MIDIA-TRATA-QUESTAO-HOMOSSEXUAL-DE-FORMA-AMBIGUA,-DIZEM-PALESTRANTES.html

    Será que a Globo, Band, … não tem programas que desonram e prejudicam muitos grupos discirminados.
    Vamos Pimenta, teus fãs te apoiam e esperemos que não seja fogo de palha, se meter com emissora pequena só para estra na mídia.

  5. Mara Trevisan :O que eu gosto no Paulo Pimenta,é que le é um deputado de verdade. Não é um despachante de luxo como muitos que tem por ai.Entrenta pautas complexas e difíceis sem vacilar.É esse tipo de conduta q se espera de um parlamentar. Parabéns.Nesse assunto dos autistas você esta com toda razão

    Esperamos que ele enfrente todas emissoras, e não se limite a MTV…PImenta x Globo, Band, RedeTV,… será que ele encara?

  6. Nobre, nobre…
    Fica a pergunta: por que o deputados não apresenta representação CONTRA TODAS emissoras que em diversos momentos cometem os mesmos absurdo?
    Por que se “meter” somente com uma emissora fechada e de pouca audiência?
    Será que a Globo, Band, … não tem programas que desonram e prejudicam muitos grupos discirminados.

    Vamos Pimenta, teus fãs te apoiam e esperemos que não seja fogo de palha, se meter com emissora pequena só para estra na mídia.

  7. O que eu gosto no Paulo Pimenta,é que le é um deputado de verdade. Não é um despachante de luxo como muitos que tem por ai.Entrenta pautas complexas e difíceis sem vacilar.É esse tipo de conduta q se espera de um parlamentar. Parabéns.Nesse assunto dos autistas você esta com toda razão

  8. Ao deputado Paulo Pimenta todo meu respeito! Cumprindo com dignidade seu papel de representante do povo. Quanto à emissora, sem comentários.

  9. Tenho muito orgulho quando leio sobre as ações do excelentíssimo Deputado Paulo Pimenta. é muito bom saber que contamos com o apoio do Deputado nessa causa. Realmente a casa dos autistas fere o que está na comissão dos Direitos dos Portadores de Deficiência. Sem mais ,o meu agradecimento. Fonoaudióloga Laíse Kovalczyk- SM-RS

  10. Parabéns ao deputado Paulo Pimenta pela inciativa.Tanto a educação tem lutado pela inclusão e, no entanto,uma emissora faz humor de forma tão irresponsável.Como alguns comentários que foram expressos…um pedido de desculpas às famílias seria de bom tamanho.Enquanto as escolas trabalham em acolher pessoas,sem discriminação…a mídia,no lugar de ajudar…transforma em sátira,o que na minha opinião..nada tem de humor…isso observado por qualquer pessoa que tenha o mínimo de percepção e coração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo