EconomiaEsporteMídiaNegócios

É SÓ NEGÓCIO. Globo mandará ainda mais no futebol brasileiro. Está no contrato

Não se trata, necessariamente, de uma crítica. É pura constatação. Afinal, é o que diz o contrato que a grande maioria dos clubes da primeira divisão do futebol brasileiro estão assinando com a Rede Globo de Televisão. Mais do que agora, em que já influencia fortemente, ela literalmente mandará, por exemplo, nas tabelas do campeonato brasileiro, entre 2012 e 2015. Está escrito.

Se isso é bom ou não, pode-se até discutir. Mas o fato inequívoco é que não se trata mais de esporte, em que regras muito especiais devem e precisam ser seguidas, a maior parte delas não escrita. Agora é, definitivamente, e apenas, um negócio.

Quem conta mais detalhes dessa particularidade nos contratos é o jornal Folha de São Paulo, em sua edição de hoje. A reportagem é assinada por Bernardo Itri e Paulo Vinícius Coelho. Confira:

Globo toma poder sobre tabela do Campeonato Brasileiro

Os clubes que assinaram e os que assinarem com a Globo não poderão opinar na elaboração das tabelas dos Brasileiros de 2012 a 2015.  Segundo os contratos firmados aos quais a Folha teve acesso, serão CBF e Globo as únicas entidades responsáveis por produzir e alterar as tabelas das competições.

As duas aliadas disputam ferozmente com o Clube dos 13 os contratos mais caros da história do futebol brasileiro. Embora isso já acontecesse na prática em edições anteriores do torneio nacional, é a primeira vez que a Globo coloca em contrato o poder de modificar a tabela sem precisar do aval dos clubes.

“A CBF se compromete a elaborar a tabela do campeonato em cada uma das temporadas, de comum acordo com a cessionária [Globo], buscando viabilizar o pleno exercício dos direitos neste instrumento adquiridos…”, versa a cláusula 4ª do novo contrato de TV aberta…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo