FALTA MUITO. SM está a 7.247 eleitores do 2° turno. E partidos têm “exército” de 20 mil militantes. Grandões concentram 13,5 mil
Antes de mais nada, é preciso dizer que a posição editorial deste sítio é favorável à campanha que visa a que se alcancem 200 mil eleitores – com o que Santa Maria estaria habilitada, se ninguém chegar aos 50% mais um dos votos, a ter um segundo turno, no pleito para a Prefeitura.
Dito isto, aos fatos. Uma consulta ao sítio do Tribunal Superior Eleitoral, feita na noite desta segunda-feira, não constata mudança alguma ao quadro já conhecido. Santa Maria segue com exatos 192.753 eleitores cadastrados. Obviamente, ainda não foram incluídos os novos eventualmente alistados, nem os que transferiram daqui seus títulos.
Portanto, é possível que o número seja diferente, neste momento. Se, no entanto, não for, faltam exatamente 7.247 eleitores a ser captados para que o segundo turno se viabilize. E isso deve ocorrer até maio do próximo ano, data máxima de alistamento para o próximo pleito.
Também ainda não está atualizado no TSE, pelo menos até a noite desta segunda, o recadastramento de filiados aos partidos – que, como já afiancei, estão guardando fichas para o final de setembro, prazo máximo para estar registrado quem quiser concorrer em 2012.
Assim, algumas distorções podem ocorrer. Curiosamente, pelo que se percebe no noticiário e nos bastidores políticos, menos por aumento do número de filiados, mais pela troca de partidos. Exemplo: ex-pedetistas que acorreram ao PT. E outros estão a caminho do PMDB, os pólos de maior atração neste momento. De algum lugar (ou partido) eles estão saindo.
No entanto, ainda é válido colocar a estatística disponível no TSE e que se refere ao mês de março passado. Até aquele instante, havia nada menos que 20.800 filiados a alguma das 24 siglas oficialmente existentes em Santa Maria. O interessante é que mais de dois terços deles se concentram em quatro siglas principais. A saber: PT, PMDB, PP e PDT. Sozinho, esse quarteto tem exatamente 3.514 filiados. Se todos efetivamente militassem nas agremiações, teríamos aqui um pequeno exército de buscadores de voto. Mas, como se sabe, não é beeem assim. Há até – sim, há – os que sequer sabem que estão filiados.
A seguir, confira a relação dos partidos e o número de filiados. Atenção, o sítio resolveu ignorar os nanicos e lista apenas os 12 maiores e que têm lideranças conhecidas na cidade:
PT – 3.769
PMDB – 3.527
PP – 3.157
PDT – 3.061
PTB – 1.843
PSDB – 1.650
DEM – 1.165
PSB – 786
PPS – 476
PRB – 457
PR – 279
PC do B – 186
VACINA CLAUDEMIRIANA – atenção aos esbravejadores de sempre: o sítio não inventou número algum. Eles estão no sítio do Tribunal Superior Eleitoral. Ponto.
SIGA O SITÍO NO TWITTER
@Alarico
Bueno… vamos aos argumentos:
O PT é um partido de esquerda certo?
Então porque, quando no governo…
Colocou Meirelles (CEO do Bank Boston) no Banco Central do Brasil?
Não mudou e ainda aprofundou a política econômica ortodoxa de FHC?
Teve Lula como “amigo de infância”, com direito a churrasquinho em família, do genocida George W. Bush?
Colocou Edson Lobão, ex-ARENA, PDS. PFL e ex-chefe da Rede Globo em Brasília no Ministério de Minas e Energia?
Defendeu Sarney, com Lula dizendo até que Sarney “não é uma pessoa comum”?
Se você conseguir justificar que os fatos acima são de um partido de esquerda, aí eu revejo meus conceitos.
Tenha dó meu amigo…
Abra a cabeça para este mundo novo que vivemos desde – pelo menos – a queda do muro de Berlin.
O Luiz mostra toda sua “profundeza” política quando questiona a existência de direita e esquerda no espectro político.
Apenas os direitosos questionam essa diferenciação. Já viram alguém, por mais extremista de direita que seja, admitir que é de direita. Nem o Mesquita do Amaral admite.
Sobre a campanha dos 200 mil, já postei há muito tempo: é perfumaria.
Rapidinho:
O DEM ainda tem mais de 1.000 filiados?
Hummm….
Acho que se fizerem um recadastramento sobre gente para encher uma Kombi… e olhe lá!!
Claudemir:
Corrigindo pequenos erros, lá vai meu texto certo.
Olha…
Sei que alguns não vão gostar do que direi, mas… paciência.
Será difícil chegar aos 200 mil eleitores por um motivo simples: PREGUIÇA!
Se fosse em Passo Fundo, Santa Cruz do Sul, Novo Hamburgo já teríamos visto ação… movimento… motivação… mas em Santa Maria as “lideranças” gostam muito de fazer discurso, defender causas, posar para fotos, mas a ação efetiva é quase nula.
Ano que vem vamos ler a manchete “Segundo turno só em 2016… e olhe lá!”.
Ah…
É triste ver alguém que se auto-intitula “Professora” escrever “atraso” com “Z” e mais triste ainda é perceber que pessoas assim, responsáveis pela educação de nossas crianças, enxergam o mundo pela ótica ultrapassada do embate “direita versus esquerda”.
Patético…
A direita santamariense é burra, ainda acha que com segundo turno consegue evitar que o PT vença.
O fraco governo de Schirmer com todo esse campo de aliança prova que esta união à direita é só atrazo.
O melhor é um equilbrio entre esquerda e direita que penda para o centro , isso o povo já viu.
Por que o diario de santa maria não adere a campanha da casims e jornal arazão?recentemente no diario fizeram uma entrevista com uma sujeito importante ligado ao tre ou tse a só falaram por cima e ainda levando em consideração somente a filiação de eleitores com até 16 anos…tem muito morador de santa maria que por motivos “nobres” vota em cidades pequenas da região como itaara,são martinho da s,dilermando e ai vai ,fora os estudantes universitários vindos de mais longe ae que se abancam por santa maria…
Mas o diario de santa maria passa pela tangente…da mesma forma que inicialmente se eximiu da verba destinada as escolas de samba
Pergunto O diario não é de santa maria …parece que a algum tempo anda camuflando o governo shirmer,seja na verba do carnaval,seja nas demoras para funcionamente da UPA e ambulancia da samu
È só ler os dois jornais e comparar…graficamente o diario é muito bonito mas nada crítico….,
Parabens a vc claudemir e a todos A RAZÂO,cacims e ets …não dá para deixar que 34 % da cidade escolha um prefeito.Temos tudo para ter segundo turno se todos rádios ,tv e jornais se unissem…
Ta aí uma materia boa para a razão…qual o motivo da omissão de alguns orgãos…que interesses possuem em não querer um segundo turno em santa maria…
Afinal a dilma ganhou no primeiro turno em sm e no segundo levou uma lavada…a eleição com 2 turnos em SM é importantíssima.
Desde o início da campanha pelos 200 mil votos houve alguma evolução nesses números?