JudiciárioMinistério PúblicoPrefeitura

JUDICIÁRIO. Ação do MP é acatada. Prefeitura obrigada a recolher lixo do cemitério

Recebi no final da manhã, e reproduzo na íntegra, nota produzida pela assessoria de imprensa do Ministério Público. O texto é assinado por Maurício Araújo. Acompanhe:

Cidade terá que recolher lixo do cemitério Municipal

Foi julgada procedente pela Justiça de Santa Maria ação que pedia a condenação do Município de Santa Maria, para que, no prazo de três meses, faça a limpeza e a destinação correta dos resíduos que estão depositados no terreno entre o Cemitério Ecumênico Municipal e a Avenida Liberdade, no bairro Patronato.

Em dezembro de 2009 o Ministério Público, por intermédio do Promotor de Justiça João Marcos Adede y Castro, ajuizou uma Ação Civil Pública requerendo que o Município pagasse indenização por dano ambiental. Também pedia que fosse retirado do local o lixo entre a Avenida Liberdade e o Cemitério Ecumênico, além de dar destinação adequada aos resíduos.

Em agosto de 2008 foi feito uma vistoria no local e foram constatadas várias irregularidades como: depósito de lixo proveniente do cemitério, onde a restos de flores plásticas, madeiras que provavelmente é de caixões e caixas, plásticos em geral, metais, restos de podas de árvores e até ossos, provavelmente de humanos.”

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

16 Comentários

  1. Leandro Passos Rodrigues :
    Por isso que sou a favor de que a prefeitura (instituição) tenha uma assessoria de imprensa tal qual a da Câmara, com profissionais concursados e que redijam as notícias que são do interesse da população e não façam propagandas travestidas de jornalismo. O prefeito iria mudar, mas a Assessoria não. Eles trabalhariam de fato para o povo e não para o partido…

    Isso já vem acontecendo desde sempre mas só agora tu estás propondo concursados para a assessoria de imprensa? ahahaha

  2. @ROBERTO
    Insultuoso: adj. Insultante, que envolve insulto; que ofende. Onde está a ofensa? Te ofendem certos comentários? Te dói falar de certas figuras notórias da cidade? Não me parece que certos comentários bem mais ofensivos deixam de ser publicados, e aí podemos fazer uma pesquisa geral no teu site, mas tudo bem, por mais que sejamos contrários a certas opiniões publicadas, devemos lutar sempre pela sua publicação. Um abraço.

  3. @ROBERTO Está tão no paraíso que a prefeitura precisa ser notificada para fazer a obrigação. Tá na hora das pessoas perceberem que os benefícios que estão sendo feitos são obrigações, pois foram eleitos para isso e não BONDADE, VONTADE dos “homens bons”. Ah e parabenizem também aos interesses eleitorais de 2012…

  4. Por isso que sou a favor de que a prefeitura (instituição) tenha uma assessoria de imprensa tal qual a da Câmara, com profissionais concursados e que redijam as notícias que são do interesse da população e não façam propagandas travestidas de jornalismo. O prefeito iria mudar, mas a Assessoria não. Eles trabalhariam de fato para o povo e não para o partido…

  5. Armando guerra :
    @Jose Delcatti
    Daqui um pouquinho o pessoal comandado pelo Lívio ali na salinha do sétimo andar, ao lado do gabinete do Chefão dá a resposta.
    incrível tem um grupo de estagiários dentro da máquina pública só para acompanharem o Twiter e outros na internet, a finalidade é só responderem com fofocas e codinomes, tudo pago com dinheiro público.

    Em primeiro lugar o lugar não é comandado pelo ilustre Professor Lívio, que só veio abrilhantar o serviço de cerimonial. Em segundo lugar pode ter certeza que a Administração não precisa de defesa dos seus estagiários, pois pessoas como eu, simples cidadão, sabem valorizar o que está sendo feito na cidade. Em terceiro lugar a imundície no cemitério foi constatada em 2008 (não esqueçam, como eu sempre digo: como querem os críticos contumazes, Santa Maria estava no paraíso até 2008). Para quem não entendeu estou ironizando. (essa explicação é para os doutos da administração 2001/2008 (hahaha)

  6. Ivo Cassol :
    Ué!!!
    Achei que fosse obrigação da Prefeitura recolher o lixo do cemitério…
    Pelo menos era o que a imprensa e os vereadores cobravam na época…
    Bastava crescer um pé de junquinho no meio das pedras que já dava capa de jornal!
    E se encontrassem um palito de fósforo no chão, dava uma CPI…
    novos tempos, novos tempos!!!
    Parabéns ao MP…para isso que ele existe (mão invisível, que se torna visível quando a Prefeitura, câmara de vereadores e imprensa não fazem o seu papel!!!)

    Ressucitou ivo? Te prepara para a pá de cal em 2012. O tce quer a grana de volta, e daí valdeci? Claro o editor não vai publicar (conforme ele já disse só publica o que é transitado em julgado, hehehe
    (NOTA DO SÍTIO – a provocação do leitor, para com o Claudemir, foi pra lá de barata. E a publicação, que normalmente seria vetada, sim, e beeeem vetada, só se dá para mostrar o quanto alguém pode ser insultuoso. E nem assim deixa de ser respeitado pelo editor)

  7. @Jose Delcatti
    Daqui um pouquinho o pessoal comandado pelo Lívio ali na salinha do sétimo andar, ao lado do gabinete do Chefão dá a resposta.
    incrível tem um grupo de estagiários dentro da máquina pública só para acompanharem o Twiter e outros na internet, a finalidade é só responderem com fofocas e codinomes, tudo pago com dinheiro público.

  8. @Fabricio Minussi
    Mais é muita coragem de um assessor vir aqui com essa conversa, há poucos dias saiu matéria com fotos no Diário de Santa Maria mostrando a vergonha em que se encontra aquilo lá!!
    Pelo amor de Deus Senhor Prefeito precisa de assessoria com capacidade de dar respostas mais profissionais.
    O dinheiro público é para pagar assessoria de imprensa competente e não bajuladores.

  9. A Prefeitura Municipal de Santa Maria informa que a limpeza da área do Cemitério Ecumênico Municipal vem sendo feita de forma rotineira pela Secretaria de Município de Infraestrutura e Serviços (http://www.santamaria.rs.gov.br/index.php?secao=noticias&id=1415). Da mesma forma a Prefeitura esclarece que a ação do Ministério Público (MP) foi motivada após fiscalização realizada na maior necrópole da cidade, em agosto de 2008, em virtude de denúncias que chegaram ao conhecimento do MP. Trata-se de uma questão herdada pela atual administração e que recebe especial atenção da secretaria competente. A Prefeitura também ressalta que ainda não foi notificada, oficialmente, sobre a decisão da Justiça, mas que continuará realizando a limpeza dos resíduos que estão depositados no terreno entre o Cemitério Ecumênico Municipal e a Avenida Liberdade, no bairro Patronato.

    Fabricio Minussi
    Superintendente de Comunicação
    Prefeitura de Santa Maria

  10. Esta do Adede foi fácil que nem dar tapa em cego…
    Ter que entrar na Justiça para que a Prefeitura cumpra o básico do básico… Retirar o Lixo, é certeza de vitória!

  11. Ué!!!
    Achei que fosse obrigação da Prefeitura recolher o lixo do cemitério…
    Pelo menos era o que a imprensa e os vereadores cobravam na época…
    Bastava crescer um pé de junquinho no meio das pedras que já dava capa de jornal!
    E se encontrassem um palito de fósforo no chão, dava uma CPI…
    novos tempos, novos tempos!!!
    Parabéns ao MP…para isso que ele existe (mão invisível, que se torna visível quando a Prefeitura, câmara de vereadores e imprensa não fazem o seu papel!!!)

  12. Como são as coisas no governo Valdeci fui diretor de obras, e realmente esse problema no cemitério municipal é cruel para qualquer administração,lixo, mato,diga se de passagem que o mato só com capina pois é proibido colocar mata_mato (veneno)oque dificulta muito para manter a limpeza ja que as ruas do cemitério é de paralelepípedo. mas em fim recebia duras criticas ja que o cemitério estava dentre as atribuições da diretoria a qual respondia, o que me intriga é que o então secretário de obras dessa gestão foi a tribuna da câmara de vereadores e como se diz no popular deu um pau na administração de valdeci. e disse até como fazer pra manter limpo o cemitério, sugiro a tal secretário que pesa a gravação dessa seção e coloque em pratica oque disse como vereador. pois por enquanto ta muito Mal feito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo