Arquivo

Sedufsm. Pró-Reitoria da UFSM rejeita ampliar o prazo para discutir sobre reserva de vagas

A administração da Universidade Federal de Santa Maria, através da Pró-Reitoria de Graduação, rejeitou pedido feito pela Seção Sindical dos Docentes, que pretendia ampliar o prazo – fixado para o próximo dia 31 – para discussão das propostas de reserva de vagas na instituição.

 

Saiba mais detalhes do que solicitou a Sedufsm, e as justificativas da Pró-Reitoria, no material enviado aos veículos de comunicação, pela assessoria de imprensa da entidade docente. A seguir:

 

“Reitoria mantém prazo até final de março para discussão sobre reserva de vagas

 

A Pró-Reitoria de Graduação manteve o prazo até o dia 31 de março para o envio de sugestões e modificações sobre o ‘Projeto de Resolução Ações Afirmativas de Acesso à UFSM’. O pedido de prorrogação feito pela Seção Sindical dos Docentes da UFSM (SEDUFSM) foi negado, com a justificativa de que a data limite para as definições é até final de junho, possibilitando assim que entrem em vigor já no próximo vestibular.

 

A SEDUFSM formou o GT Etnia, Gênero e Classe que tem se incumbido em discutir as propostas do Projeto. O grupo busca discutir e consolidar as modificações para a implantação das políticas afirmativas de acesso à Universidade. Na tarde desta quinta, 22, o encontro dos professores do GT deu continuidade ao debate.

 

A seção sindical encaminhou à Pró-Reitoria de Graduação, uma solicitação de prorrogação do prazo de entrega de análise do Projeto e a realização de um seminário, na primeira semana de maio, promovido pela Reitoria para debater o tema entre os docentes.

 

A resposta da PROGRAD foi que o debate sobre o projeto de reserva de vagas acontece em nove Centros de Ensino da Universidade, entre estudantes, servidores técnico administrativos e servidores docentes. Desta forma, a solicitação de adiamento do sindicato não foi aceita e o prazo de encaminhamento de propostas e sugestões continua até dia 31 de março. Entretanto, será feito pela Administração um Seminário em meados de abril ou maio, para dar visibilidade às posições da comunidade e a elaboração do documento proposta definitivo, para encaminhamento ao CEPE.

Acompanhe trechos da resposta do Pró-Reitor de Graduação da UFSM, Jorge Luiz da Cunha:

“O prazo estabelecido para o encaminhamento de sugestões, propostas, etc. é o dia 31 de março do presente ano, para que possamos agregar todas as contribuições da comunidade acadêmica para serem apresentadas em um amplo seminário que pretendemos realizar em meados de abril ou maio. Esse evento servirá para tornar visíveis todas as posições da comunidade sobre a política de ações afirmativas da UFSM. Depois, do evento, pretendemos elaborar o documento proposta definitivo – Projeto de Resolução Ações Afirmativas de Acesso a UFSM – para encaminhá-lo ao CEPE.

Considerando, que durante todo o ano de 2005 trabalhamos na proposta que foi encaminhada aos corpus da comunidade acadêmica da UFSM (através de duas comissões – uma executiva e outra consultiva), reunimos documentos e informações sobre as experiências em curso em outras universidades do Brasil, realizamos um seminário que contou com a participação de representantes de organizações do Movimento Negro, de Universidades, e do Ministério da Educação; e, ainda, que se quisermos efetivar uma Política de Ações Afirmativas a partir de 2008 precisamos decidir até o final do mês de junho desse ano (em razão das repercussões sobre o edital e organização do vestibular da UFSM de 2008!). Por isso não é possível atender a solicitação de modificação do prazo para a entrega de sugestões a PROGRAD, fixado em 31 de março de 2007”.

 

SUGESTÃO DE LEITURA –  leia aqui também outras informações originárias da Sedufsm.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo