PartidosPolítica

QUE TAL?! FH prega que PSDB deve deixar os pobres de lado e mirar a classe média

FHC: pobres? Não, alvo agora é a classe média (foto Renato Araújo/Agência Brasil)

Antes que alguém afirme ter o editor sido irônico no título, leiam o que Fernando Henrique Cardoso disse. E mais: o que jornalistas pra lá de experientes, notórios e, digamos, insuspeitos manifestaram. Um deles, inclusive, vai adiante, ao dizer que o ex-presidente e seu partido não sabem mais qual o discurso a ser adotado, com o objetivo de conquistar o coração dos brasileiros.

Mas, e é por isso que trouxe este tema aqui, quem melhor coloca a questão (na opinião do editor) é Josias de Souza, da Folha de São Paulo. Que questiona, inclusive, a mudança proposta por FH. Não por inadequada, mas por chegar atrasada – de vez que a classe média poderia até não fechar com Lula mas, por enquanto, está alinhada com Dilma Rousseff. Que, por sua vez, não perdeu os pobres.

Barbaridade! A situação está feia mesmo para a oposição. Que, porém, é necessária e precisa, de alguma maneira, encontrar o seu rumo. Para o bem da própria democracia. Ah, o que escreveu Josias? Leia um trecho, a seguir:

FHC: oposição deve parar de disputar povão com PT

Num instante em que a oposição roda como parafuso espanado em busca do discurso perdido, Fernando Henrique Cardoso sugere um caminho. Para ele, “enquanto o PSDB e seus aliados persistirem em disputar com o PT influência sobre os ‘movimentos sociais’ ou o ‘povão’, falarão sozinhos”. Acha que a oposição precisa redirecionar seus esforços para conectar-se com a nova classe média, içada da pobreza pelo crescimento econômico dos últimos anos.

Deve-se à repórter Daniela Lima a revelação do receituário de FHC, hoje o principal –talvez o único – ideólogo da oposição. Em notícia pendurada na manchete da Folha, ela antecipa o teor de um artigo escrito por FHC, presidente de honra do PSDB.

O texto será veiculado no próximo número da revista “Interesse Nacional”, que circula nesta quinta (14). Estará disponível também na web. Conforme noticiado aqui, no final de semana, o desempenho de Dilma Rousseff nos primeiros 100 dias de governo alterou o conceito que FHC fazia dela…

…Considerando-se o nanismo de ideias que infelicita a oposição, o texto de FHC ganha a aparência de um oásis em meio ao Saara. Porém, a peça perde-se em equívocos rudimentares. O primero deles é a premissa de que Lula não se conectou à classe média. Lula ultrapassou esse cercadinho já na eleição de 2002, quando bateu José Serra. Reforçou os laços em 2006, ano em que moeu Geraldo Alckmin.

Outro equívoco é o de considerar que Dilma pode se achegar a esse nicho do eleitorado. Tomada pela primeira rodada de pesquisas, ela já chegou lá…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

3 Comentários

  1. Tem é que dar ESMOLA mesmo.
    Lula-la.
    Dignidade… TRABALHO ?!?!? NUNCA. Pois não tras votos.
    Mais Impostos para quem trabalha…. Mais esmola para vagabundos.
    (POBRE com dignidade trabalha, não precisa de migalhas do governo e nem de cabresto.)
    Viva…Viva….Viva… “A POLÍTICA DO PÉ RAPADO”.

  2. 1- quando o FFHH esteve ao lados dos pobres?
    2- quando que os pobres foram prioridade dos tucanos?
    3 – é inteligente esta posição…pois tem cada vez menos pobre a mais tem classe média no Brasil!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo