DestaqueEsporte

ESPORTE. Bulldogs, atuais vices, se animam para destronar os campeões de futebol americano do RS

Conheça mais das legítimas ambições dos representantes de Venâncio Aires

Os atuais vice-campeões gaúchos, representante dos Vales, abrem 2022 com sede de título (Foto Samantha Manzke/Bulldogs)

Por Pedro Pereira

Atual vice-campeão, o Bulldogs FA é o representante dos Vales nas competições de futebol americano. Três anos depois do maior resultado já conquistado pela equipe de Venâncio Aires – o vice-campeonato do Gauchão -, o Bulldogs busca continuar o processo de evolução que havia iniciado no Rio Grande do Sul em 2019.

Tudo começou quando um pequeno grupo de pessoas da região do Vale do Rio Pardo decidiu formar uma das primeiras equipes de futebol americano do Estado, o Santa Cruz Bulldogs, em 2004. Devido a algumas diferenças de opiniões entre os envolvidos no projeto, alguns membros decidiram deixar a equipe três anos após a fundação e formar o que seria um dos times mais tradicionais do futebol americano gaúcho, o Santa Cruz Chacais – na época, chamado de Hurricanes.

Após quase uma década representando o Chacais, o então coordenador defensivo Miguel Greiner decide sair da equipe para fundar seu próprio time. Revivendo um projeto antigo, com algumas mudanças condizentes à época, Greiner reformula o primeiro Bulldogs, do qual também atua como diretor jurídico atualmente.

“Em 2015, a gente contava com dois atletas com experiência e todo o restante era novo. A gente apenas treinou em 2015 e foi adquirindo equipamentos, para já, em 2016, a gente entrar no Campeonato Gaúcho”, comentou o fundador sobre o recomeço do Bulldogs.

LEIA TAMBÉM:

“ESPORTE. Com o Soldiers em busca do 7º título, começa no dia 12 o gauchão de Futebol Americano” (AQUI)

“ESPORTE. Saiba mais sobre o Erechim Coroados, que volta a disputar gauchão de Futebol Americano” (AQUI )

Utilizando o mesmo método de escolha que diversas outras equipes do Estado, o nome da equipe foi baseado nas equipes de ligas norte-americanas do esporte da bola oval, pioneiras na popularização da modalidade. Segundo Greiner, “Bulldogs é um nome bem popular em equipes de futebol americano universitárias e escolares. Na época do Santa Cruz Bulldogs praticamente não existiam outras equipes no Brasil, e esta foi uma forma de importar um pouco da cultura do esporte americano na época, trazendo um nome popular, e com um mascote agradável”.

Anos após a fundação do Bulldogs e pouco tempo depois do vice da equipe, o cenário nacional de futebol americano passou por um hiato forçado em 2020 e 2021, devido à Covid-19. Sem a infraestrutura e a popularidade do futebol da bola redonda, as federações estaduais de futebol americano não tiveram alternativas a não ser cancelar as competições.

Dessa forma, o Bulldogs utilizou o período para se manter conectado, ainda que distante. “Basicamente manter os grupos do WhatsApp ativos, trocando ideias. Quando as academias tavam liberadas, o pessoal voltava a treinar, compartilhava vídeos. Criando expectativa para o futuro”, comentou o fundador quando questionado sobre as atividades da equipe no período sem competições.

Os atuais vice-campeões gaúchos, representante dos Vales, abrem 2022 com sede de título (Foto Samantha Manzke/Bulldogs)

O presidente do Bulldogs, Jean Machado, também acrescentou que a esperança de voltar aos campos era muito grande dentro da equipe. “A gente sempre teve a expectativa do retorno, né. A gente sempre puxava um ao outro, [dizendo] ‘bora treinar, bora treinar’. Quem podia, fazia treinos individuais, ia postando o que ia fazendo, tentando melhorar a técnica e mantendo o físico em dia”.

Ainda, Greiner relembrou que “da metade de 2021 para agora (dezembro de 2021), com a vinda do coordenador ofensivo Matheus Cabezudo, que era do Armada (atual Pumpkins), ele já começou a implementar o [plano de] ataque dele através de aulas virtuais.”

Agora, com o tão aguardado retorno das competições em solo nacional, o primeiro desafio que o representante dos Vales vai enfrentar é o Campeonato Gaúcho, do qual são os atuais vice-campeões. Quando questionado sobre o peso de entrar em campo novamente, o presidente afirmou que agora, que são mais conhecidos no Estado, é diferente.

“Cria-se uma expectativa sobre o Bulldogs. Em 2016 fomos campeões da Copa RS com um ano de existência, 2019 vice do Gauchão, mostra que temos capacidade. Quem conhece fala: ‘o Bulldogs vem forte’. Greiner ainda complementou que também existe uma expectativa interna, “os próprios atletas esperam que a gente, no mínimo, repita a qualidade que nós tivemos em 2019.”

Para finalizar, os representantes do Bulldogs afirmam que “o Soldiers, hoje, é o time a ser batido no Rio Grande do Sul”. Além disso, Jean ressalta a existência de um antagonismo contra a outra equipe da região dos Vales presente no Campeonato Gaúcho, o Santa Cruz Chacais. “Existe uma certa rivalidade, até por ser da mesma região, contra o Chacais. Eles não estão tão estruturados no momento, mas estão correndo atrás para montar a base deles”, concluiu o presidente.

O primeiro confronto do Bulldogs FA no campeonato gaúcho será contra o hexacampeão Santa Maria Soldiers, no Estádio Presidente Vargas em Santa Maria, no dia 20 de março às 14h.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo