Arquivo

Santa-mariense ganha prêmio nacional, na área de educação

A santa-mariense Eliana da Costa Pereira, 27 anos, mestre em Educação Especial formada pela UFSM em 2001, será comunicada oficialmente nesta segunda-feira, pelo reitor Paulo Sarkis, que é a vencedora do “Grande Prêmio Juventude Bunge da Ciência”.
      É essa a boa notícia, na área de educação, a que me referi em nota postada aqui, ontem à noite. Eliana é professora do recém criado curso de Educação Especial à Distância da Universidade Federal, e o trabalho merecedor do prêmio, considerado o mais importante do País, na área, foi exatamente sua dissertação de mestrado, defendida em 30 de março deste ano. A obra – que trata da “utilização da informática na educação de alunos portadores de necessidades especiais e que estudam em escolas regulares” – foi indicada pela própria UFSM.
      O prêmio Juventude Bunge da Ciência, além de oferecer grande visibilidade e distinção nacional, confere à vencedora também R$ 30 mil, a serem recebidos, junto com o diploma, no dia 26 de setembro, no Palácio Bandeirantes, em São Paulo.
      A Universidade (e a própria educação santa-mariense) tem, portanto, todas as razões para demonstrar seu orgulho com a conquista de sua jovem docente. E, de certa maneira, mostra isso na notícia do fato, publicada no seu site (www.ufsm.br), e que reproduzimos aqui:
     
      Ex-aluna ganha Prêmio Juventude Bunge de Ciência
      O Prêmio Santista, considerado a maior premiação da ciência e tecnologia nacional, chamado de Prêmio Nobel brasileiro, foi sucedido pelo Prêmio Bunge e completou 50 anos. Para comemorar a data, este ano o prêmio foi oferecido em quatro áreas: Física, Agronegócios, Educação Básica e Romance.
      Há alguns anos foi instituída também a modalidade Prêmio Juventude para cada área de premiação da categoria principal.
      Pela primeira vez a Universidade Federal de Santa Maria teve uma ex-aluna sua contemplada com o Prêmio Santista, na categoria jovem. Trata-se da professora do recém-criado curso de Educação a Distância da UFSM, ex-aluna da graduação e mestrado, Eliana da Costa Pereira.
      O resultado da premiação foi conhecido no grande júri da sessão do prêmio que se reuniu, nesta sexta-feira, 05, na sala de sessões do Tribunal de Justiça do estado de São Paulo. Nesta sessão, estiveram presentes o ministro presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, do professor Miguel Reale, presidente da Fundação Bunge, as mais altas autoridades científicas do país, reitores das principais universidades brasileiras e as comissões técnicas encarregadas de fazer a análise dos currículos propostos pelas instituições.
      A professora Eliana foi escolhida pela comissão técnica da área de Educação Básica para receber o Prêmio Jovem Cientista da área.
      O reitor da Universidade Federal de Santa Maria, professor Paulo Jorge Sarkis, membro do grande júri, foi designado pela Fundação Bunge para fazer a entrega oficial da comunicação à jovem pesquisadora.
      O Prêmio Jovem Cientista confere aos escolhidos uma grande distinção nacional na sua área de conhecimento, além da importância de 30 mil reais.
      A comunicação oficial à candidata será entregue pelo professor Sarkis em audiência na segunda-feira, 08 de agosto, às 15 horas, em seu gabinete, quinto andar do prédio da reitoria, campus da UFSM.
      A premiação será entregue à professora Eliana da Costa Pereira no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo do estado de São Paulo, dia 26 de setembro, às 19h30min.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo