Claudemir PereiraHistóriaJornalismo

A PAIXÃO POR UMA CIDADE (139). O aposentado Tiran José Soares e a vontade que Santa Maria dá de viver

Por LICIANE BRUN (texto) e MAIARA BERSCH (foto)

Tiran José Soares: lembrança da orquestra que veio à festa do centenário

O aposentado Tiran José Soares, de 72 anos, lembra com carinho de quando assistiu as comemorações ao centenário de Santa Maria, na praça Saldanha Marinho. “Na época, veio a orquestra Casino de Sevilla, foi muito bonito”, relembra. Nascido em São Pedro, o vendedor aposentado chegou em Santa Maria em 1950, junto com mais sete irmãos, por causa da transferência do trabalho do pai.

Seu Tiran cursou o ensino primário no colégio Cícero Barreto. Depois que veio morar em Santa Maria, ainda passou 18 anos fora, morando no Paraná. “ Eu sentia falta do aconchego do final da tarde. De tomar chimarrão na praça, da camaradagem, do meu grupo de amizades”, relata. E ainda comenta que Santa Maria tem todos os recursos para se viver bem, como assistência médica e ótimas condições de estudo.

Agora, com a maior parte de sua vida passada na cidade de Santa Maria, Tiran só tem a agradecer. “Agradeço essa cidade porque ela me deu oportunidades. Tudo que conquistei consegui aqui’. O aposentado, que foi vizinho de Prado Veppo, um dos grandes nomes da literatura da cidade, se considera um apaixonado pela terra que escolheu passar a vida. “Santa Maria me dá uma vontade de viver”.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo