Claudemir PereiraHistóriaJornalismo

A PAIXÃO POR UMA CIDADE (96). A professora Joema Freitas e os problemas que se diluem diante das coisas boas

Por LICIANE BRUN (texto e foto)

Familia, trabalho e laços afetivos prendem Joema Freitas a Santa Maria

A professora de História e Geografia Joema Flores Freitas mora em Santa Maria há 40 anos. Natural de Cacequi, Joema veio a Santa Maria aos 13 anos, junto de sua família, pois ela e seus irmãos precisavam estudar. Logo que chegou, achou a cidade grande e bonita. “Meu pai sempre me dizia: aqui tem tudo o que vocês precisam para continuarem os estudos”, conta.

“Gostei de Santa Maria, aprendi a gostar e adotei a cidade como minha. Aqui realmente tem tudo o que eu preciso. A parte cultural e de serviços são fortes. Os problemas acabam se diluindo perto das coisas boas”. Segundo a professora, a cidade é transitória pelo fato de ser universitária, mas isso não interfere na opinião que Joelma tem, de achar a cidade ótima.

Para Joelma, a parte dos serviços médicos também merece destaque na cidade, pois é o que traz pessoas da região até aqui. “Gosto bastante dos espaços culturais aqui, das feiras. Pode até faltar alguma coisa com relação à cultura na cidade, mas não deixa a desejar”. A professora diz que precisasse sair de Santa Maria, o que mais lhe faria falta seriam os amigos, pelo vínculo que criou. “Mas não tenho planos de sair. Quero ficar, porque estruturei e construí minha vida aqui; tenho meu trabalho, meus amigos, minha família, todos os meus laços afetivos”.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo