Artigos

Calçadão: vitrine do descaso – Carlos Costabeber

O Centro é o maior “bairro” de Santa Maria! Além dos moradores, existe uma circulação impressionante de pessoas durante a semana – estima-se que 50.000 circulem pelo Calçadão e em seu entorno todos os dias. É muiiiiiiiiiita gente!

Mas há pouco a se comemorar, pois esse enorme fluxo de gente se depara com uma imagem pouco agradável: o “Calçadão Salvador Isaia”, o viaduto “Evandro Behr” e a “Rua 24 Horas”. É triste para os santa-marienses ver o seu cartão postal, em estado de abandono. Claro que parte da responsabilidade fica por conta da cultura predatória do povo, mas nada justifica a omissão do Poder Público.

Sujeira, lixeiras (poucas) lotadas e danificadas, bancos em mau estado de conservação, ralos quebrados, cachorros soltos, vendedores ambulantes, iluminação deficiente e sem manutenção, painel do relógio e temperatura desativado, pichações, poluição sonora de algumas lojas, fachadas de estabelecimentos comerciais em desacordo com a lei municipal, poluindo o visual. Isso sem falar no policiamento, hoje pouco visível. Na realidade, só as floreiras se salvam nesse contexto, pois são mantidas pelo setor privado!

Já o estado em que se encontra o piso é uma calamidade! Recentemente uma médica pisou em falso, caiu e quebrou o braço. Pudera! Faltam lajotas (muitas estão soltas), e quando é realizada uma operação tapa-buracos, simplesmente fecham com cimento; que por sua vez acaba se deteriorando. Uma temeridade para os idosos! Aliás, soube que os alunos da Pós-Graduação da Engenharia ficaram alarmados quanto à mobilidade e acessibilidade dessas vias centrais.

Por isso, a gente sente vergonha de levar os visitantes para conhecerem o centro da cidade. E vai piorar, por que: (1) estamos em final de mandato, e nada será feito; e (2) até o novo prefeito se decidir pela reforma (e arrumar dinheiro), levará muiiiiiiiiiito tempo. A cidade não merece esse descaso!

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo