InternetJornalismo

JORNALISMO. Pimenta, autor da PEC do Diploma, debateu com internautas, via ‘chat’

O debate, pra lá de original, foi promovido pelo “e-democracia”, grupo da Câmara dos Deputados. Quem participou dele, papeando com internautas, foi o deputado federal Paulo Pimenta (PT), autor da Proposta de Emenda Constitucional que repõe a obrigatoriedade do diploma de curso superior em jornalismo, para o exercício da profissão.

Pimenta: quem já tem registro, mesmo precário, não o perderá com a PEC

Mas, sobre o que falaram Pimenta e os internautas? Acompanhe os detalhes, em material produzido e distribuído pela assessoria do parlamentar, com foto de Beto Oliveira, da Agência Câmara de Notícias. A seguir:

Chat com deputado Paulo Pimenta debateu exigência do diploma de jornalismo

Na tarde desta segunda-feira (9), o deputado federal Paulo Pimenta, autor da PEC dos Jornalistas, participou de um chat no portal da Câmara dos Deputados sobre a obrigatoriedade do diploma de jornalismo. Por mais de uma hora, Pimenta conversou e respondeu a perguntas enviadas pelos internautas.

No chat, o parlamentar sustentou que o STF “cometeu um grande equívoco” ao confundir informação com opinião. Pimenta lembrou que o jornalismo opinativo faz parte da primeira fase do jornalismo.  “Já no século XVIII, o jornalista inglês Samuel Buckley separou as notícias dos artigos, deixando clara a necessidade de se diferenciar informação de opinião. Portanto, jornalismo não é opinião, logo não é exercício de liberdade de expressão”, esclareceu o deputado.

Ao ser questionado sobre como ficariam os profissionais que atuam sem diploma, Pimenta explicou que a PEC dos Jornalistas não tem objetivo retirar do mercado quem já atua e tem reconhecido trabalho na área do jornalismo. “Tivemos o cuidado de colocar textualmente essa preocupação na PEC, em que sustentamos que a alteração constitucional proposta não revoga o direito ao integral exercício e reconhecimento profissional, inclusive sindical, de todos os jornalistas possuidores de registro precário”, ressaltou Pimenta.

Outra dúvida que foi tema de várias indagações foi quando a PEC será votada. Segundo Pimenta, há uma grande expectativa para que o plenário aprecie a proposta ainda até o final do primeiro semestre de 2011. ”A Pec dos Jornalistas já foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça, que avaliou a constitucionalidade da proposta, foi aprovada também na Comissão Especial. Estamos trabalhando para votar ainda nesse semestre. Criamos uma frente parlamentar e a Fenaj e os sindicatos são partes importantes dessa mobilização”.

Com relação aos blogs e sites na internet, Pimenta assegurou que web deve ser um ambiente livre. Ao final do chat, o parlamentar criticou o posicionamento dos grandes grupos de comunicação, que priorizam, a qualquer preço, o lucro à informação de qualidade. “A informação não pode ser tratada como uma mercadoria qualquer. A precarização das relações de trabalho visa à redução de custos e, dessa forma, a sociedade é quem é penalizada”.

Pimenta valorizou a iniciativa do grupo e-Democracia da Câmara dos Deputados pela realização do chat e sugeriu que práticas como essa fossem mais constantes no Congresso Nacional. “O Parlamento precisa ouvir a sociedade. A população deve ter facilitada sua participação, e nós temos obrigação em trabalhar para abrir a Câmara e o Senado aos brasileiros”, defendeu Pimenta.” 

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo