Eleições 2010JudiciárioPartidosPolítica

JUSTIÇA. Se depender do TRE, Tubias está fora da política eleitoral por oito anos

É um problema e tanto, para o PMDB santa-mariense, se não houver uma reversão, no Tribunal Superior Eleitoral. Mas o fato é que… Bem, para entender melhor, fiquemos com a reportagem publicada na edição desta quarta-feira, do jornal Diário de Santa Maria, assinada pelo repórter Leandro Belles. Confira:

Tubias é condenado

Secretário ainda pode recorrer da decisão do TRE

O atual secretário de Infraestrutura e Serviços, Tubias Calil, foi condenado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) por conduta inadequada a agente público e terá de pagar multa de R$ 5.320,50. Além disso, ele também fica inelegível por um período de oito anos, válidos a partir de 2010.

De acordo com o TRE, o secretário foi denunciado pelo Ministério Público Eleitoral em 2010. O documento apresentado pelo órgão aponta que o então vereador teria usado funcionários da uma empresa terceirizada da prefeitura que trabalha na limpeza da cidade para fazer serviço de capina no terreno onde estava localizado o prédio do seu comitê eleitoral, na época, instalado na Avenida Fernando Ferrari. O julgamento ocorreu na tarde de ontem, e Calil foi condenado por unanimidade, mas pode recorrer da decisão.

Além do vereador, outros dois integrantes da Coligação Juntos Pelo Rio Grande (PMDB-PSDC) e a própria coligação foram condenados e terão de…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

26 Comentários

  1. Caros, não foi de minha intenção acusar ou dar palavras vãs ao senhor Valdeci, que muito tenho apreço, apenas me referi ao já apontado algumas vezes aqui sobre o TCU, nada mais além disso, e por conta, também pode ficar inelegível pelos mesmos anos que o senhor vereador Tubias. Tento sempre que possível, ser justo em meus comentários aqui, o que pouco percebo em alguns que leio. Como ainda cabe recurso, e tirando o pré julgamento de alguns raivosos, creio que o senhor Tubias pode e deve explicar para o seu eleitorado o fato ocorrido, visto que sua imagem está em jogo. A utilização de máquina pública para benefício próprio, é inadmissível, caso se comprove, de fato, ele e qualquer um que utiliza-se dos recursos do povo, devem ser punidos. Mas vamos conter nossas iras em relação a determinadas pessoas públicas, poi o exagero causa exesso e todo ele o exesso é o mal.

  2. @Ildo Callegari
    Ildo Callegari
    Realmente tenho que concorda contigo Ildo aqui se planta aqui se cole.
    E realmente não podemos mistura uma coisa com outra coisa.
    Pois todo o feito se resume nesta ação como resposta, nada como um dia após o outro e isto não é para nossa alegria mas questão de justiça que tarda mas não falha.
    Mas mesmo assim torço que o mesmo consiga reverte pois ainda precisa rever seu conceito, como político,e aprender que tem que aprender oque é certo e errado e é merecedor de mais uma chance este cidadão hoje secretario de município.

  3. Brilhante” Parabéns A Razão que na mesma abertura de páginas hoje nos brinda com duas notícias:

    Página 2 Entrelinhas da Notícia: “Tudo está oco lá embaixo” Tubias Calil
    Página 3: Vereador tem carreia ameaçada

    Carreira oca, toda ela.
    Ocos são os baloões.
    Dizem que cheio de gases quentes,
    quentes são os peidos
    ….

    Momento poesia em homenagem ao Verador que pode ficar oco de boquinhas.
    Será que o Schirmer vai seguir investindo num político que não pdoerá se eleger?

    Tudo por uma roçada… imagino o quanto o Tubias deve estar se arrependendo de não ter pego uma foice, uma tesoura e cortado aquela grama.
    Seria ato nobre, de TV, mas foi pedir ajuda para terceirizada….

  4. @Pablo
    O Pablimo está propondo: “cuidem da boquinha de voces e deixem a minha”
    “Porque se perder aqui nada me sobra” quáquáquá
    Que miséria!

  5. O Tubias continua causando medo nas bases petistas, não consigo compreender esse medo que ele causa na companheirada! Um ódio sem limites as pessoas tem por ele. Quanto ao prefeito, o governo dele está tão bem que os comunistas de Santa Maria gostariam de fazer parte da base aliada e não será nenhuma surpresa se o PT estiver coligado em 2012 hahaha… Até hoje tentam e não conseguem inventar uma briga do Farret com o Schirmer, desistam! Continuem com as boquinhas em Poa, BsB.. Aqui em Santa Maria vai continuar tudo igual e todos serão felizes para sempre.

  6. Tambem em briga de turco, não se mete a kafta. Primeiro tempo Haidar 0 x 1 Calil, segundo tempo Haidar 1 x 1 Calil, agora vamos ver nos penalts.

  7. Ricardo Silva :
    Que vergonha…um secretário/vereador/candidato a dep. estadual denunciado, talvez seja a hora de voltar pra casa!

    O homem dos baloes vai aproveitar o proximao festival e voar, voar, … que vergonha… e o Farret segue atendendo, marquei hora com ele, sexta, horario comercial. Vou gravar a consulta e prometo perguntar a ele de como ele atende naquele horario… duvidam? Esperem…

  8. Eii perá lá…, “que qué” ,é isso, alguém apelou, meteu o Valdeci na conversa, pera aí, o homem tá trabalhando pelo Rio Grande do Sul, sem parar um momento sequer, e já tão julgando antes de uma sentença transitado em julgado. Senhores a presunção de inocência deve prevalecer, caso contrário sem provas é meramente apelação, sem fundamentação. Valdeci é um homem que Caminha pelo Rio Grande do Sul, que caminha por Santa Maria. E estende a mão até para os adversários, tamanha é sua dignidade.
    Já o REFERIDO é algo público e notório!!!1

  9. @marcio rocco
    O ex Prefeito Valdeci de Oliveira não responde por acusação de uso eleitoral indevido da máquina pública.
    São apontamentos do TCE que estão sendo contestados judicialmente, o resto é politicagem de quem tem medo de enfrenta-lo em 2012 mesmo que Ele tenha comunicado públicamente que não concorrerá.
    Dê a Tubias o que é de Tubias e não tente criar cortina de fumaça acusando levianamente os outros para dar ar de normalidade aos atos dele.

  10. @Eliandro Marques
    Para seu governo aquele era um servidor do quadro permanente da prefeitura há mais de 20 anos e não do governo passado como o senhor maldosamente tenta insinuar!
    Foi demitido junto com outro e responde judicialmente pelo ato.

  11. Isso me lembra do caso de um servidor da administração passada flagrado se apropriando de combustível da Prefeitura. Que chinelagem.

  12. Que isso sirva de exemplo e que as pessoas denunciem este tipo de uso da máquina pública. O que o Tubias faz é apenas uma pontinha do Iceberg. Tem muita coisa errada praticada pela politicada.

  13. A quem queira entrar para a vida pública deveria ser exigida a leitura de duas obras clássicas:
    “Os donos do poder”, de Raymundo Faoro e “Raízes do Brasil”, de Sergio Buarque de Hollanda.

    Ao ler (e entender…) estas obras, um pretendente a político saberia compreender as circunstâncias de um país que traz de longa data (desde o descobrimento…) a cultura do uso do patrimônio público como se particular fosse.

    Não me surpreende (infelizmente…) que isso ocorra em Santa Maria, que apesar de “Cidade Cultura” tem entre a aparente maioria de seus cidadãos um conceito de que “o que é público não tem dono, não pertence a ninguém”.

    Vale para o caso deste vereador… vale para as contas reprovadas do ex-prefeito… e oxalá sirva para os demais que ousem trilhar o mesmo tipo de caminho.

  14. Que vergonha…um secretário/vereador/candidato a dep. estadual denunciado, talvez seja a hora de voltar pra casa!

  15. @marcio rocco
    Resposta para mim mesmo: Sim, é o fim do mundo para o senhor verador, que utilizou-se da máquina pública para seu próprio benefício. Assim como ele todos os demais políticos que foram acusados, que estão na ficha limpa, e que não foram condenados e que hoje estão aí assumindo cargos de deputados, governadores, senadores, etc. O senhor Tubias não é um caso isolado, visto o que já se sabe sobre o senhor Valdeci, por exemplo.

  16. É realmente uma perda, mas não é o fim do mundo. O próprio Valdeci também fora condenado e está aí. Mas politicamente é a derrota. Mesmo que o senhor vereador Tubias consiga uma reversão no tribunal, politicamente parece ser o fim, mesmo. Jà vinha sendo criticado pela atuação a frente da secretaria das obras e agora mais esse golpe. Mas sem alardes, como disse, não é o fim do mundo, o pdt continua com o pmdb, assim como o pp. É somente um abalo nas estruturas da prefeitura, mas não há maiores repercursões quanto a isso…

  17. Pena que a maioria dos homens e mulheres públicos misturem a res (coisa) pública com o particular. Isto sem dúvida é fruto da quase certeza da impunidade. Ele, Tubias, foi denunciando e condenado pelo TRE-RS, porém cabe recurso. Se a Lei fosse aplicada de forma mais severa e os atos dos políticos e seus agentes fiscalizados adequadamente, com certeza teriamos um serviço público mais eficiente e mais célere. Porém, isto é um processo lento, talvez mais uma geração para alcançarmos esse intento. Continuemos na luta.

  18. HAHAHA!
    agora quero ver!
    o prefeito sem seu discipulo.
    sem seu vice.
    sem o pdt.
    sem o pp.

    putz! e agoraaaaaaaaaaa!
    hahaha!
    abram as portas da prefeitura para o pt! rá!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo