Arquivo

Veículos.Foram 569 unidades vendidas em junho. No ano são 2.778 – 47% mais que no ano passado

Apenas no dia 30, a última terça-feira, foram vendidos nada menos que 24.151 automóveis no Brasil. No mês inteiro, as ruas e estradas do país receberam mais 300.204 veículos (entre automóveis e comerciais leves). Os números foram divulgados nesta quarta-feira, pelo jornal Folha de São Paulo.

 

E em Santa Maria? Aqui, como registrei perto das 8 da noite, foram emplacados exatas 556 unidades, vendidas nas revendas da boca do monte. O desempenho não chegou a ser o maior do ano – em março foram 569 -, mas é considerado excepcional pelos que atuam no setor. Aliás, 2009 tem sido um ano extraordinário, o que é creditado à isenção do IPI, que rebaixa os preços, e às facilidades de financiamento relativamente barato.

 

Essa condição deverá se repetir pelo menos pelos próximos três meses, conforme anúncio feito pelo governo federal, na segunda-feira. Depois, o IPI será paulatinamente reposto na composição dos preços dos veículos, impedindo, pelo menos por enquanto, uma estimativa mais otimista de vendas.

 

Mas não há queixas. Afinal, o mercado local tem comportamento melhor que a média nacional. Enquanto no país, segundo a Folha de São Paulo, o semestre teve vendas recordes de 1,450 milhão de carros – o que representa um aumento de 2,8% em relação ao mesmo período do ano passado; na boca do monte, os 2.778 veículos comercializados nos mesmos seis meses representam são nada menos que 47% mais que os 1909 vendidos entre janeiro e junho de 2008.

 

Para fechar, um último dado: se no mês passado foram 556 unidades, no mesmo mês de 2008 a comercialização foi de 328. Um estrondoso aumento de 71,6%. Não é de graça, portanto, o entusiasmo de quem vende automóvel em Santa Maria. Eles ganham, a economia ganha, a cidade ganha. E, claro, a conjuntura impõem mais um grande desafio: destrinchar o problema do trânsito, provavelmente o maior desafio urbano da boca do monte.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo