CongressoSupremo

NO SUPREMO. Saiba quais os principais crimes, entre os quase 300 processos, pelos quais respondem os congressistas

O sítio especializado (aliás, muito bom) Congresso em Foco já produziu inúmeras reportagens acerca dos deputados e senadores (mais ou menos) encrencados no Supremo Tribunal Federal –instância na qual têm foro privilegiado. Quantos e quais, em cada Casa do Parlamento, respondem sobre o quê. Tudo isso já foi objeto de trabalho do CS.

Pois bem, agora, os repórteres resolveram esmiuçar os crimes pelos quais são acusados os congressistas. Ao lado de links, com nomes de parlamentares, do que são acusados ou por que são processados, e sua defesa, chega a reportagem em que se descobre quais são as incidências de crimes. Coisa de 40, com tipificação legal. E aí se descobre o que o senso comum já poderia determinar, mas apenas um preciso trabalho, quase “braçal” (precisa ler todos os processos, por exemplo) poderia quantificar.

O resultado é que se descobre serem quatro tipos de crimes (contra a Lei de Licitações, eleitorais ou crimes de responsabilidade) os responsáveis por quase metade das acusações constantes dos 293 processos que tramitam no STF. Creia, é bastante interessante ler o material assinado pelos jornalistas Edson Sardinha e Fábio Góis. Acompanhe:

Parlamentares são acusados por 350 crimes no STF

…As denúncias contra os parlamentares se avolumam e se repetem. Nos 293 processos contra deputados e senadores em tramitação no Supremo Tribunal Federal (STF), são atribuídos a eles 350 crimes. Eles alcançam quase 40 crimes tipificados no Código Penal. As denúncias mais comuns são por crimes contra a Lei de Licitações, com 47 ocorrências, crimes eleitorais, que aparecem em 46 casos, e os chamados crimes de responsabilidade, que aparecem 39 vezes.

Na quarta colocação no ranking das denúncias mais frequentes contra deputados e senadores, aparece o crime de peculato, ou seja, desvio de recursos públicos, objeto de 32 processos. Os chamados crimes contra a honra, como calúnia, injúria e difamação, vêm a seguir, com 23 casos. Em sexto lugar, os crimes contra a ordem tributária, com 18, e, em sétimo, de lavagem de dinheiro, com 12, aparecem na sequência….”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo