Judiciário

MILITARES. Taifeiros não podem fazer tarefas domésticas nas casas dos oficiais. Decisão da Justiça Federal em SM

Juíza Simone Fortes suspendeu portarias, uma do Exército, outra da Aeronáutica

Essa notícia foi publicada agora de manhã, pelo G1, o portal de notícias das Organizações Globo. Embora com repercussão nacional, a decisão foi tomada pela Justiça Federal em Santa Maria. A autora é a juíza Simone Barbisan Fortes. Mas, de que se trata?

Para entender, melhor ler a reportagem assinada pela jornalista Iara Lemos. A foto é do arquivo do editor. A seguir:

Justiça proíbe militares de fazerem tarefas domésticas para oficiais

Uma decisão da 3ª Vara Federal de Santa Maria (RS) determina que as Forças Armadas deixem de utilizar militares subalternos em tarefas domésticas nas residências de oficiais. A decisão, da juíza Simone Barbisan Fortes, vale para todo o território nacional e deve entrar em vigor em um prazo de até 90 dias. Ao G1, o Ministério da Defesa afirmou que só vai se manifestar- se vai recorrer da decisão ou não- depois de ser oficializado a decisão judicial.

A ação foi protocolada pelos ministérios públicos Militar e Federal no final do ano passado. De acordo com a  decisão da juíza, ficam suspensas duas portarias, uma do Exército e outra da Aeronáutica, que permitiam o uso de militares, especialmente os conhecidos como taifeiros, nas tarefas exclusivamente domésticas nas casas de oficiais das Forças Armadas.

Os oficiais que tinham direito aos serviços domésticos de militares são os de quatro estrelas – almirante de esquadra, general de Exército e tenente brigadeiro -, os de três estrelas – vice- almirante, general de divisão e major brigadeiro; além dos oficiais de duas estrelas – contra almirante, general de brigada e brigadeiro…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

9 Comentários

  1. @Alexandre Durica

    Vou responder pelo colega: instituição arcaica são as FFAA brasileiras. Déspotas são seus gestores, que empregam filhos que não passaram na EsPCEx como tenentes r/2 numa verdadeira burla ao concurso público; que cometem atos de improbidade ao empregar servidores em tarefas pessoais; que só conhecem uma lei, a lei do mais forte; que usam da mordaça. Déspotas são os generais que se enquadram nessa moldura. Cancer do nosso país. Roberto Gomes de Oliveira. AI-5 ja passou. Liberdade de opinião é um signo dos paises desenvolvidos 🙂 @Alexandre Durica

  2. E a qual “instituicão arcaica” vc se refere? Cite o NOME das instituicões;…ou não tem coragem? ë muito fácil para alguns – detrás de um “gabinete com ar condicionado” – falarem sobre o que não conhecem, não vivenciaram e NUNCA souberem nem para que servem estas Instituicões que tanto menosprezam! falar@Gilsione Caurio

  3. Por que não aproveitar;…e terminar de VEZ com a Instituicão Exército Brasileiro? Afinal; não era isto que os “cumpanheiros” sempre desejaram,…só que nunca conseguiram (pelo menos não pelas ARMAS;…agora então vão através da Justica Federal)?

  4. A escravidão foi abolida em 1888. Porém, algumas instituições arcaicas ainda mantém tais práticas. Parabéns ao MP, libertou da escravidão milhares de brasileiros que servem aos déspotas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo