COLUNA OBSERVATÓRIO. Isso é história! Leia a ata que instalou Colégio Santa Maria
Isso é história!
“1905, 12 de fevereiro – É solenemente instalado o Ginásio Santa Maria, hoje Colégio do mesmo nome. Íntegra da ata de inauguração: ‘Aos doze dias do mês de fevereiro de mil novecentos e cinco, nesta cidade de Santa Maria, Estado do Rio Grande do Sul, no edifício pertencente à Congregação dos Irmãos Maristas, situado à Rua Marechal Floriano Peixoto n° 78, presentes as autoridades militares e civis, representantes de todas as classes sociais e da Imprensa Local, foi, sob a Presidência do Snr. Tenente-Coronel Manoel José Dutra Villa, em sessão solene inaugurado o Ginásio Santa Maria. Pelo respectivo Diretor do Ginário foi dada a palavra ao Dr. Andrade Neves Neto, que pronunciou o discurso oficial. Foi depois dada a palavra a quem dela quisesse fazer uso. Ninguém a querendo, o Sr. Diretor leu uma excusa do Snr. Major José Penna de Morais, Inspetor Escolar, desculpando-se de não poder comparecer á sessão. Nada mais havendo, foi declarada encerrada a sessão, de que eu, José Joaquim de Andrade Neves, lavrei a presente ata que é lida e assinada pelos presentes.
16 de fevereiro – Começa a funcionar o Ginásio Santa Maria”
(Do volume 1 – 1877-1930 do livro “Cronologia Histórica de Santa Maria…”, de Romeu Beltrão, editado em 1958)
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.