EconomiaEconomia Solidária

ECONOMIA SOLIDÁRIA (26). Um espaço para o debate também sobre os quilombolas

Tema em debate: "Etnodesenvolvimento e Economia Solidária e o Processo de Fortalecimento das Cadeias Produtivas em Comunidades Quilombolas do Brasil"

Quilombolas debatem situação de suas comunidades

POR Maiquel Rosauro (texto e foto)

Dezenas de quilombolas de várias regiões do Brasil participam da 7ª Feira de Economia Solidária do Mercosul e a 18ª Feira Estadual do Cooperativismo (Feicoop), em Santa Maria. Desde ontem, eles realizam o “Seminário Nacional de Empreendedorismo da Rede Selo Quilombola do Brasil”, no Lonão África, ao lado do Centro de Referência em Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter.

Os quilombolas discutem o tema “Etnodesenvolvimento e Economia Solidária e o Processo de Fortalecimento das Cadeias Produtivas em Comunidades Quilombolas do Brasil”. O debate é promovido pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igual Racial (Sepir), do Governo Federal.

A secretária de Políticas para Comunidades Tradicionais do Governo Federal, Ivonete Carvalho, participa do seminário. Ivonete está coordenado as palestras e discussões.

– Não tem como desenvolver as comunidades quilombolas se elas não tiverem água e nem luz – apontou Ivonete.

Em determinado momento, um dos participantes cobrou a dívida histórica que a Igreja Católica possui com o povo negro. Os eventos de economia solidária que ocorrem em Santa Maria são promovidos pelo Projeto Esperança/Cooesperança, ligado a Arquidiocese de Santa Maria. A secretária, por sua vez, disse que é ciente desta dívida, mas que é preciso haver debate.

– Estamos aqui porque acreditamos nesta feira e neste debate. Estamos abertos para discussão com qualquer religião. Temos que fazer um debate com a sociedade – explicou.

Ao final do encontro nesta manhã, os participantes cantaram uma triste e pequena canção que traduz o sofrimento do povo negro brasileiro: “Terra pra plantar, café pra colher, o negro trabalha para sobreviver”. O seminário quilombola segue até amanhã.

A 7ª Feira de Economia Solidária do Mercosul e a 18ª Feicoop iniciaram ontem em Santa Maria. Também ocorre em paralelo a 11ª Mostra da Biodiversidade; 7º Seminário Latino Americano de Economia Solidária e Feira de Agricultura Familiar e 7º Levante da Juventude. O encerramento será amanhã à tarde.

OBSERVAÇÃO: Maiquel Rosauro é da assessoria de imprensa do evento.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo