ESQUINA DEMOCRÁTICA. Mudanças no trânsito ajudam a evitar o caos no centro?
Garantidas as regras do sítio, de civilidade (a crítica pode ser forte ou não, mas sem ser ofensiva, por favor), você é que decide o assunto, afinal de contas. Ah, e o que está no título é somente uma sugestão. Nada mais.
AQUI NÃO TEM NOTA ALGUMA, SÓ O TEU COMENTÁRIO. APROVEITE!
SIGA O SITÍO NO TWITTER
negocio é fazer ciclovias e tudo de bicicleta para serviço.rsrrsrsrs
Diz uma marca de postos de gasolina:
Brasileiro é louco por carro.
Em Santa Maria, além de louco por carro, o brasileiro também precisa dele para “apresentar” quem é.
Se pudesse, o santamariense entraria de carro nos supermercados, cinema, shopping (agora que existe um na cidade…).
Basta observar, por exemplo, na Valandro.
Muitas vezes existe vaga para estacionar no lado direito, mas como a pessoa quer ir a um lugar no lado esquerdo ela para o carro na via de tráfego, desce, faz o que bem entende e nem liga para os outros.
Basta ver aquele postinho do Correio na Valandro logo após a Presidente.
Basta observar outros lugares também.
O melhor para esse tipo de chinelagem é que não existe fiscalização, já que Agente de Trânsito em Santa Maria é igual a cabeça de bacalhau: sabemos que existem mas nunca ninguém viu.
Falar em “transporte coletivo de qualidade” é esperar pelo que nunca vai existir.
Se Santa Maria começasse agora a pensar e implementar uma estrutura de transporte coletivo de qualidade, levaria cerca de 10 anos para colocar em prática… e talvez nem assim viesse a funcionar.
Já fui várias vezes a Curitiba, dirigi lá recentemente, e posso dizer que inclusive lá – que é case em transporte público – o trânsito está ruim.
Tudo isto por uma simples verdade: brasileiro é louco por carro!
Se Santa Maria tivesse investido em modernização de suas vias desde os governos passados, talvez nos dias de hoje não fosse necessário fazer tantos “puxadinhos”.
O problema é que o governo passado – por exemplo – passou 8 anos falando em “opção pelo transporte coletivo” e nunca fez nada além de 100 metros de pista na Acampamento.
Antes deles era ainda pior.
Santa Maria estagnou, não se preparou e hoje paga o preço da falta de planejamento.
Fica aqui uma dica a quem quer ser Prefeito:
para ganhar as eleições tem que priorizar o calçamento das ruas da cidade.
Fazer asfalto bom, tapar direito os buracos.
Ouso dizer que arrumar as ruas é mais importante (para ganhar a eleição.. entenda-se bem) até do que os Postos de Saúde ou as Escolas Municipais, porque saúde e educação ruim o povo está habituado, mas como só recentemente (graças à aos governos FHC e Lula, onde um acabou com a inflação galopante e o outro abriu crédito fácil) o povão teve como realizar o sonho de ter seu carrinho, ele quer ruas boas para rodar.
O povão não esquece quem deixou buraco aberto para entortar a roda do carro!
Não acreditam??
Perguntem por aí… afinal… como dizia Maquiavel (adaptado): “um homem é capaz de esquecer quem lhe mata o pai, mas nunca esquece quem lhe toma dinheiro e patrimônio”.
@Rejane
Rejane permita-me concordar com vc. Mas será que mesmo melhorando o transporte público, vai diminuir o número de carros nas ruas? tenho essa dúvida.
Pra melhorar o trânsito, medidas maiores são necessárias, como um sistema eficiente de transporte coletivo a fim de fazer diminuir a quantidade de automóveis em circulação. Outra medida que, na minha opinião, fez com que o trânsito piorasse foi a redução de locais de estacionamento sem previsão de lugares alternativos. Rodamos mais tempo tentando encontrar uma vaga. Como está e com a previsão de um grande número de automóveis novos circulando em Santa Maria até o fim do ano, a tendência é piorar….
Para diminuir o caos, é só diminuir os carros nas ruas!!!
Ao que parece, ajudaram a AUMENTAR o caos.