CulturaPolíticaReligião

VEM ROLO AÍ. Carnaval vira feriado, meeesmo. E teria data fixa, separada da Páscoa

Uma preliminar: ao contrário do que reza o mito, a terça-feira de carnaval NÃO é feriado. Normalmente, empresas de todos os setores concedem o dia aos seus funcionários ou compensam de alguma maneira. Há casos, que o editor conhece, em que acordos são firmados com sindicatos, para garantir a data.

Dito isto, a transformação da data em feriado não chega a ser assim tããão impactante. A novidade é a fixação (primeira terça de todos os marços), o que faria com que o carnaval se separasse da Páscoa, um feriado religioso. Vai dar rolo. Pode estar certo.

Ah, quem descobriu tudo isso e conta, em reportagem exclusiva, é o ótimo Espaço Vital, sítio especializado em questões jurídicas. Confira:

Projeto de lei quer o carnaval em dias fixos todos os anos

A Câmara dos Deputados analisa a legalização do feriado da terça-feira de Carnaval, prevista no Projeto de Lei nº 1503/11, do deputado Stepan Nercessian (PPS-RJ). Embora adotado por tradição, o feriado não consta em lei.

A proposta também fixa o feriado sempre na primeira terça-feira do mês de março, separando a data do calendário religioso. Atualmente, o Carnaval é um feriado móvel, que ocorre 40 dias antes da Páscoa.

O parlamentar argumenta que “a falta de previsão legal prejudica quem trabalha na iniciativa privada, que depende do aval da chefia para conseguir a folga e não tem direito a qualquer adicional caso trabalhe na data”.

Stepan Nercessian também afirma que o setor turístico será beneficiado com a definição do carnaval em março. “Os folguedos marcam o fim da temporada turística e quando a festa cai na primeira quinzena de fevereiro, é um desastre econômico para o setor”, argumenta…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo