Ponche verde. Yeda condecora FHC por relevantes serviços prestados ao Rio Grande do Sul
Ok, ok, ok. É provável que tenha aparentado ironia o título desta nota, com as aspas utilizadas. Mas, cá entre nós, relevantes serviços prestados ao Rio Grande do Sul? Então, ta. Ah, confira os detalhes, com foto de Jefferson Bernardes, da condecoração conferida pela governadora Yeda Crusius ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, no material distribuído aos veículos de comunicação, pela assessoria de imprensa do Palácio Piratini. A solenidade aconteceu no fim da tarde desta segunda-feira. Acompanhe:
FHC é condecorado por Yeda com a Comenda Ordem do Ponche Verde
A governadora Yeda Crusius concedeu, na tarde desta segunda-feira (25), no Palácio Piratini, a Comenda Ordem do Ponche Verde, no Grau Grã-Cruz, ao ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso, pelos importantes e relevantes serviços prestados ao Rio Grande do Sul. A cerimônia, que lotou o Salão Negrinho do Pastoreio, foi marcada pela emoção. Em seu pronunciamento, a governadora destacou o trabalho realizado por Fernando Henrique Cardoso, que presidiu o país por dois mandatos, e destacou seu espírito pacificador e humanitário. “O Tratado de Ponche Verde é o Dia do Pacificador Caxias, e hoje é o dia do reconhecimento ao pacificador das relações econômicas, das relações sociais e das relações internacionais a partir do Brasil, que é Fernando Henrique Cardoso”, enfatizou Yeda Crusius.
Fernando Henrique se disse emocionado com a homenagem e lembrou os tempos de pesquisas realizadas no Rio Grande do Sul nos anos 60, que fundamentaram seus trabalhos de mestrado e doutorado, e que deram origem a dois livros. “Foi com profunda emoção que recebi, dessa batalhadora admirável, que é a governadora Yeda Crusius, esta honraria, que se dá apenas para alguém que tem o Rio Grande no coração”, disse o ex-presidente.
A Ordem do Ponche Verde é concedida a personalidades nacionais e estrangeiras que se tornam merecedoras da gratidão, do reconhecimento do Estado e da comunidade gaúcha. Foi instituída em 1972, em comemoração ao Sesquicentenário da Independência do Brasil.
Contribuições ao RS
Entre as realizações do governo Fernando Henrique no RS, destacam-se o investimento de mais R$ 1,1 bilhão na saúde pública e R$ 511 milhões ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Na reforma agrária, foram assentadas 450 mil famílias, superando os números dos últimos 30 anos. Na área da Educação, houve acréscimo de 89% para 96% na proporção de alunos alfabetizados. O crescimento nas matrículas no Ensino Médio foi de 57%. E mais de 1,750 milhão de alunos receberam merenda escolar diariamente com recursos da União. Em infra-estrutura, os investimentos do governo federal permitiram uma grande expansão da rede de telefonia para todo o país…
SUGESTÃO DE LEITURA – clique aqui para ler a íntegra desta e, se desejar, também de outras reportagens produzidas e distribuídas pela assessoria de imprensa do Palácio Piratini.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.