COLUNA OBSERVATÓRIO. Um novo colégio na cidade. E o jornal dos republicanos
Isso é história!
“1907, fevereiro (data indeterminada) – Começa a funcionar o Colégio Ítalo-Brasileiro, dos professores Umberto e Iro Ancarani, em um prédio da rua do Acampamento, onde esteve a correaria de José Morisso. Mudar-se-á, logo depois, para o sobrado ainda hoje existente à esquina da Acampamento com a 1° de Março.
27 de março – Surge A Tribuna, órgão do Partido Republicano, dirigido por José Pena de Morais e redatado por João Belém, José Vieira do Amaral, Abelino Vieira, dr. Rodrigues Leitão e Josué Fontoura.”
(Do volume 1 – 1877-1930 do livro “Cronologia Histórica de Santa Maria…”, de Romeu Beltrão, editado em 1958)
ACRÉSCIMO CLAUDEMIRIANO: a aludida rua 1° de Março o repórter não sabe identificar. Pode ser (quem souber, está convidado a esclarecer) a Pinheiro Machado ou a José Bonifácio, ou até a rua Gaspar Martins ou a atual avenida Medianeira. De todo modo, o sobrado citado não mais existe.
Olá fiquei curioso para ver as fotos do Colégio ítalo-brasileiro, do alunos e do professor ANcarini. Sou de Caxias do Sul e sei que ele lecionou aqui também. Se puderem me enviar as fotos agradeço. Até
Prezado Claudemir
Conforme o mapa de José Nehrer, de 1902, 1º de Março foi a denominação de trecho da atual rua Tuiuti, entre a rua do Acampamento e a atual Benjamin Constant. Destaco que seu outro trecho, da atual rua Serafim Vallandro para oeste, já recebia o nome “Tuiuty”. O segmento da mesma rua entre a Rua do Acampamento e a atual Serafim Vallandro não havia sido aberto. Caso me informe como enviar anexos, remeterei reprodução parcial do mapa, fotos do Prof. Ancarani, de um grupo de alunos e dos prédios onde a escola funcionou, nenhuma na mencionada esquina.
(NOTA DO SÍTIO – o editor, primeiro, fica bastante feliz com a leitura. E, segundo, com o acréscimo importante à história, de resto desconhecida de muita gente, inclusive deste escriba. Quanto à reprodução do mapa, o editor vai mais adiante: sugere, se não for pedir demais, um texto contando essa situação e enviando, junto, o anexo com a imagem parcial. Ah, para enviar, basta usar o campo “contato” – na parte superior dessa página. Atenção: a imagem deve ser enviada em jpg. E, em nome dos leitores, o editor, desde já, agradece)