Eleições 2012PartidosPolítica

POLÍTICA. Moacir Alves, pré-candidato a prefeito pelo DEM, manda carta e critica Farret. Mas preserva Schirmer

Bueno, o julgamento do editor é o que está no título desta nota. Haveria mais, mas fiquemos assim, por enquanto. Você lê, e tira a própria conclusão. O material me foi enviado e assinado por Moacir Alves, pré-candidato a prefeito (ou a vice?) em 2012, pelo DEM:

A MANIFESTAÇÃO da leitora do Diário, edição de 05/08/2011, Tânia Barbosa Pereira é respeitável e provavelmente tem na gratidão a sua coerência! Verdade que o Dr. Farret muito contribui para Santa Maria, talvez se utilizando sem maldade, de atitudes que o código de ética médica pode considerar inaceitáveis, tal qual no exercício da função de médico em consultório particular não cobrar consultas, o que não é permitido pelos princípios deontológicos que regulam o exercício da medicina e da odontologia, não impedindo a nenhum médico de exercer o voluntariado, este quando utilizado sem pretensão política merece todo o nosso aplauso e gratidão.

O “Farret Pai dos Pobres” de ontem, não tem conseguido no hoje, como Secretário da Saúde, projetar, programar e manter serviços para o coletivo. Ao não ter planejamento, continua usando da estratégia de tentar contentar a poucos se utilizando de ferramentas “políticas” ultrapassadas como o bilhete e o acesso a serviços a possíveis “adeptos ou correligionários”.

Afasta pessoas como fez com o Dr. Moacir, ex-diretor do Cedas, profissional premiado pela UAC (União das Associações Comunitárias) por sua atuação séria e competente na condução daqueles serviços tão solicitados por nossos conterrâneos mais necessitados. Por não aceitar projetos como o Imembuí, Sorria Santa Maria e a manutenção do sucesso do “Ouvir, Ver e Tocar”, permitiu o desmonte do Cedas (Centro de diagnóstico e atenção secundária a saúde de Santa Maria).

Farret também não deu ouvidos às experiências vitoriosas da saúde do Município catarinense de Chapecó, apresentada a ele pelos vereadores Manoel Badcke (Maneco), Fort e do servidor público da SMS, João Paulo de Almeida Pasa sobre informatização e controle da documentação que transita no SUS, além de não escutar as proposições do conselho municipal de saúde.

Tais atitudes retrógradas criaram também a “maldição do adjunto”, onde nomes de reconhecida competência como o ex-reitor da UFSM, Clóvis Lima, e agora o renomado cardiologista Gustavo Thomé não resistiram a práticas políticas e deixaram o barco em pouco mais de noventa dias. Não fôra a capacidade política do Prefeito César Schirmer, em aparelhar a cidade para tratar a doença!,

Com a ampliação dos leitos na Casa de Saúde, a próxima inauguração de mais 130 leitos e serviços do SUS no Hospital de Caridade, construção do Hospital Regional, o SAMU e a UPA, que virá breve (além da contribuição significativa dos trabalhadores do HUSM), o caos seria total, considerando que a promoção da saúde feita nas UBS e ESF, tem hoje a mínima resolutividade devido à estratégia implantada por Farret na SMS.

É necessário que nosso prefeito analise estes fatos e deixe de lado a gratidão política que tem beneficiado apenas ao secretário e tome atitudes firmes para que a pasta da saúde responda com qualidade a todos os santa-marienses, além dos oitenta e dois mil que votaram nele e em Farret. Concluo com votos de respeito ao Dr. Farret do passado e conclamo ao Dr. Farret de hoje, que se atualize e responda aos lamentos de 80,7 em cada 100 santa-marienses, que exigem atenção imediata para proteger a nossa saúde!

Moacir da Rosa Alves

Cirurgião-dentista

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

18 Comentários

  1. O dr Moacir troca de partido como quem troca de roupa,e os pontos positivos na saúde pública ng vê…tento marcar médicos para minha mãe pela unimed e alguns só para NOVEMBRO.Tive que consultar pelo sus em duas oportunidades pela urgência no meu caso com especialista e em 6 dias consultei,isso as pessoas não vem aqui falar né!Essa história da unimed e ipe deveria virar caso de policia,é revoltante pagar e so poder consultar em novembro.

  2. @Luciano Guedes Voces não tem argumentos para combater a critica séria que o DR. Moacir faz, respondendo as 80.7 em cada 100 santamarienses que desejam mais atenção na saúde. Dr. moacir é do BEM e do DEM muito tem feito pelos mais necessitados e tem admiração da população e dos servidoresa públicos que com ele trabalham para o bem da saúde, vcs são hienas que sorriem pelo aumento da mortalidade infantil, riem das contas não aprovadas e do Ministério público que interviu para melhorar a gestão da saúde, divertem-se com o sofrimento dos mais de 7oo mal vacinados ,este é sim o circo da gestão da saúde que vcs como bajuladores devem fazer parte
    e admiram a devolução de dinheiro por falta de projetos que poderiam salvar vidas, as criticas do dr. Moacir são sérias e procedentes e ele sabe sim como fazer melhor , sua presença no DEM é motivo de orgulho, nosso projeto será apresentado em 2012 e os vencedores serão os mais necessitados.

  3. Este Moacir é uma piada. Acho que ele esta no circo da rótula do Fórum.
    Era do PPS foi para o PSB.
    Depois flertou com o … PP … PMDB … PSDB e se agarrou no DEM.
    Se for candidato a prefeito só na cidade de Willy Honca ou na Ilha da Fantasia porque dizer o DEM vai ter candidato próprio é uma piada.
    Este cara podia ser o “macaco” que pula de galho em galho já que trocou de uma dúzia de partido.
    Se o Farret o demitiu comprova que tinha razão. Parabéns Farret.

  4. Não fiz mais pela saúde de meus conterrãneos porque me foram negadas as ferramentas exaustivamente solicitadas para tanto.Por este motivo com a concordãncia do meu partido apresentarei ao julgamento da população, projeto inovador para a saúde como candidato ao executivo. Quem decidará serão os verdadeiros patrões do bem publico; todos nós pagadores de impostos! Até lá conto contigo para ouvir minhas propostas para uma Santa Maria mais feliz e eficiente para todos! Forte abraço ,Dr.Moacir@Henrique Fernandes

  5. Na verdade seja Farret ou Schirmer á saúde em Santa Maria piorou,por questões politicas ou não quem paga o pato mais uma vez……

  6. Se é tão fácil para o Dr Moacir resolver os problemas na área da saúde,pq será q já não foi eleito pelo voto direto para um cargo público como vereador?Não critique,faça.

  7. Estranho que uma pessoa com sua formação confunda lealdade com falta de comprometimento profissional, os códigos de ética profissional não nos permitem calar sobre o que técnicamente esta errado ou mal conduzido. A exemplo de ficar um aparelho de ultassom estragado por 8 meseses cujo reparo custava 8 mil reais, o que não representa nada para uma secretaria que tem orçamento de 38 milhões. E 2400 pessoas não terem pronto diagnóstico ou 4800 mamas não serem examinadas, podendo prevenir o cãncer que tem mutilado a tantas mulheres e ainda causa óbitos que poderiam ser evitados com exame precoce. As realizações do governo Schirmer tem o meu respeito e a minha consideração e minha colaboração. Meu respeito a hierarquia é moldado na forja dos não bajuladores, não me permite pactuar com aquilo que não esta correto. ´Quanto ao respeito ao dr Farret ele sempre o teve de mim, pelo que já fez por Santa Maria e ainda pode fazer mais entendendo que Nenhum de nós é tao Grande que não possa Apreender , Nem tão Pequeno que não possa Ensinar, Mas com certeza Ninguém é tão Grande quanto todos nós juntos!! Não existe absolutamente nada de pessoal alias a pessoalidade devia ser expulsa da função publica e o senhor sabe disto.

  8. No exercicio da função de diretor do cedas não.Mas foi preciso contar com a comissão de saúde da camara de vereadores para que funcionários e população fossem melhor atendidos e não corressem riscos maiores.@peter

  9. em primeiro lugar nós do km 2 não fomos consultados e nem votamos em ninguém a receber prêmios e segundo lugar e falei que se tivesse a metade da bagagem do farret e o senhor acabou dee demonstrar que REALMENTE não tem, por tanto se quer subir que não seja pisando nos outros um abraço.

  10. Lendo a escrita do Moacir, independente dos sentimentos pessoais que lhe move, considero uma deselegância a forma que trata a pessoa e a história do Dr. Farret a quem teve a possibilidade de trabalhar junto e ser subordinado a este.
    Acredito pessoalmente que mesmo com divergências pode-se construir coisas positivas pra nossa cidade com respeito e lealdade. As afirmativas negativas com relação a secretaria ou secretário de saúde efetivamente não são fidedignas pois muito se tem feito todos os dias para melhor o atendimento do coletivo pelo prefeito Schirmer – Farret.
    Cita-se a reforma e construção de postos de saúde, o concurso público, o SAMU, a ampliação das vagas SUS no HC, a ampliação das vagas e dos atendimentos na C. de Saúde via SUS, o PA Odontologico, a UPA, a construção do H. Regional e etc. Por fim gostaria de reafirmar o respeito a história pessoal e política do dr. Farret que a fez de doação ao povo de Santa Maria.

  11. Dr. Moacir,como cidadão, em algum momento ,foi preciso que o Sr. acionasse o ministério público para resolver algum problema ?

  12. Se és o lider comunitário do km2,te parabenizo pela atuação comunitária e agradeço teu voto com o qual eu e todos trabalhadores do CEDAS fomos premiados em 2007.Perdoo-te pela ignorãncia sobre minhas filiações e bagagem.
    1-Partido dos Ferroviários- Do qual sou filho e neto com eles de 1954-1979 25 anos na Vila Belga e até hoje como fundador da OCIP- ESTRADA de FERRO- que apresentaremos para Santa Maria dia 17811 na casa do povo já estás convidado.
    2-Partido Dos Ex-Alunos Maristas( colégio Santa Maria),formador de cidadãos!1961-1972
    3-Partido do Ministério do Exercito-(1974-75-76)Aluno,Asp. e TenR2 Infante.
    (87-91)1ºTenente dentista.Pouco mais de 5 anos.aprendendo a respeitar a Pátria e os cidadão e aprimorando a capacidade de comandar e liderar honradamente!
    4-Partido da UFSM ( Universidade Federal de Santa Maria)Instituição formadora de Saberes para o Brasil e para o mundo! (1977-1982) Odontologia.
    5- Partido do CEDAS- (2004-2008) No governo Valdeci que tive a honra de integrar e a quem sou muito grato por ter permitido que eu desse o
    melhor de mim e de minha formação para o acolhimento de nossos irmão mais fragilizados!
    (2009-2010) Governo Schirmer e Farret, respeitáveis amigos, mas com estratégias na SMS que eu como técnico entendo poderiam ser melhores, minhas criticas não são para as pessoa que admiro e sim ao modelo de gestão!
    6-Partido da Saúde.- A 34 amos meu partido! Minhas mãos são limpas, Mãos de Operário da saúde, aliviando a dor!, recuperando e reabilitando a saúde de milhares de pessoas, para citar apenas as 18000 que consultaram comigo no CEDAS não perguntei á nenhuma de que partido eram!! isto não importa para nós Operários da saúde! O que importa são os programas efetivos para proteger os mais nescessitados éstas são minhas cobranças, que vou continuar fazendo! Estes são os partido que estão na minha bagagem, os partidos Politicos que me honraram com convites como o PSDB-Sc de 1996-2010 e agora o DEM-SM, oficialmente conforme o TRE.
    Não poderia negar ter integrado os quadros do PPS_ e PSB de Santa Maria onde tenho grandes amigos pelo convite em integrar suas comissões de saúde, onde pude sugerir um centro Integrado De Tratamento e Reabilitação aos Idosos, até hoje não concretizado além do PA Odontológico hoje uma realização de sucesso do governo Schirmer e Farret.São apenas criticas técnicas jamais ás pessoas de bem. Fica com meu abraço e com minha pequena bagagem pronta para auxiliar! Att, Dr. Moacir

  13. Vitor, na realidade voce
    pode ter ouvido meus pedidos , que foram muitos para aprimorar o atendimento a saúde de nosso iemãos,as cobranças tinham que ser feitas as minhas chefias imediatas, dr Farret e o prefeito Schirmer que saõ meus amigos e tem todo meu respeito. Minha crítica não é a pessoa respeitável do dr Farett e sim a estratégia implantada na SMS, que necessita renovação e atualização. obrigado por reconhecer meu trabalho no Ceadas.Att,Dr Moacir

  14. Vi diversas vezes o dr Moacir falando mal do prefeito Schirmer e do vice Farret no Cedas,como um funcionário vai ficar trabalhando em uma empresa e falar mal do chefe?Saiu com toda razão,até pode ter feito um bom trabalho.

  15. moacir se tivesse a metade da bagagem do farret, não prescisaria trocar tanto de partido, foi assim no governo valdeci e agora no do schirmer e vai ser no próximo governo, talvez o farret não esteja conseguindo fazer o melhor como secretário por uma única razão não o deixam trabalhar e o pior rodeado de gente como este moacir ( querer ser prefeito e ser é outra) como é longe uruguaiana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo