JudiciárioPolítica

SUPREMO. Teori rejeita recurso contra impeachment

Por LUMA POLETTI, no portal Congresso em Foco (com foto de Divulgação)

Ministro Teori Zavascki não acolheu argumentos da Advocacia Geral da União
Ministro Teori Zavascki não acolheu argumentos da Advocacia Geral da União

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Teori Zavascki, rejeitou hoje (11) o recurso formulado pela Advocacia-Geral da União (AGU) com o pedido de suspensão do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Assim, o Senado continua responsável por definir hoje se aceita ou não a denúncia contra a presidente. Se os senadores aprovarem a admissibilidade do processo, Dilma é afastada do comando do Palácio do Planalto por até 180 dias.

“Eu lamento a decisão, mas a gente já sabia que era difícil, nessa altura dos acontecimentos, no meio do processo de votação conseguir uma vitória. Mas eu acho que a AGU fez certo, tinha que recorrer”, disse o senador Lindbergh Farias (PT-RJ), que admite que dificilmente o governo sairá vitorioso da votação de hoje.

Na ação, entre outros argumentos, a AGU insiste que houve irregularidade na definição do rito do processo e desvio de finalidade do impeachment. A defesa de Dilma sustenta que a abertura do processo pelo deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), presidente afastado da Câmara, foi uma retaliação ao Partido dos Trabalhadores. Cunha deu andamento ao pedido de impeachment no mesmo dia em que a legenda decidiu não apoiá-lo no Conselho de Ética, onde responde a um processo que pode resultar na cassação de seu mandato.

“O deputado Eduardo Cunha tudo fez para prejudicar a defesa, para articular um relatório condenatório na Comissão Especial, para dar andamento sumário e anômalo ao processo, para criar um clima parlamentar onde, de fato e de direito, não houvesse uma real apreciação dos fatos caracterizadores dos crimes de responsabilidade”, diz o pedido protocolado pela AGU.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

PARA LER A ÍNTEGRA DA DECISÃO, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo