COLUNA OBSERVATÓRIO. O quinto intendente. E o primeiro cinema de Santa Maria
Isso é história!
“1908, 3 de outubro – Toma posse o quinto intendente municipal, Ramiro de Oliveira, que governará o município até 1912.
Dezembro (data indeterminada) – No Salão Seiffarth, à avenida Rio Branco, onde se acha atualmente o Depósito Continental, à esquina da rua dos Andradas, o primeiro cinema de Santa Maria, denominado Sala do Cinematógrafo.”
(Do volume 1 – 1877-1930 do livro “Cronologia Histórica de Santa Maria…”, de Romeu Beltrão, editado em 1958)
OBSERVAÇÃO: Os historiadores, ou estudiosos da história de Santa Maria, estão convidados a esclarecer onde, afinal, foi instalada a Sala do Cinematógrafo. Este colunista ousa dizer que não é o mesmo local onde se encontra o Carrefour (ali seria a Escola Hugo Taylor). Mas se recusa a afirmar. Em todo caso, os demais prédios de esquina (antigo Hotel Glória – hoje Unifra, o que tem a sede da Rádio Medianeira e o do HSBC, nos três outros três cantos da via) são candidatos.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.