COLUNA OBSERVATÓRIO. Sim, a campanha de Schirmer já começou. Saiba por quê
Esqueça o que dá conta o discurso dele. O que importa são as atitudes
Cezar Schirmer, se perguntado acerca de suas pretensões eleitorais, diz que ainda faltam 15 meses de governo e que ele precisa administrar a cidade. Que campanha eleitoral, mesmo, são apenas os 45 dias que antecedem o voto. Exatamente aqueles em que os candidatos fazem seu proselitismo na mídia eletrônica.
São duas as razões fundamentais para que o prefeito assim se manifeste. Uma, de natureza legal. Ainda que a jurisprudência só considere campanha antecipada a feita no ano da eleição, mas antes das convenções (de janeiro a junho de 2012, portanto), não é de bom alvitre provocar eventuais ações judiciais.
A outra é política, mesmo. Afinal, se está no governo e faz campanha naturalmente (a mídia o procura a qualquer momento e sobre qualquer assunto e ele transita por toda a cidade, papeando com os eleitores, por força do próprio cargo), por que o desgaste da assunção de uma candidatura, por mais óbvia que seja?
Dito isto, ao fato. A reunião do secretariado, da última terça-feira, em que chamou “à chincha” os seus auxiliares mais diretos é exatamente aquela do candidato preocupado com o desgaste inevitável de quem está no poder. E quer (e do ponto de vista dele é absolutamente natural) respostas. Porque elas são necessárias ao governo e, também, por servirem de escudo ás naturais cobranças da oposição, na campanha.
Sim, ele já está pensando no voto. E seria uma estupidez política se assim não fosse. Afinal, o homem é político. E toma atitudes como tal. O resto é só conversa fiada.
Se alguem interessar posso dizer o nome dos dois Alcaides do mal feito.
Boa tarde, soh espero que o atual Alcaide não fique derramendo “garapa” de alfalto pelo ruas da Boca do Monte, como fizeram dois ex Prefeito no seu (deles)último ano de mandato para se elegerem.