DestaqueSanta Maria

BASTIDORES. Banalização de blocos parlamentares, vacinação contra Covid, alimentos e Henrique Paim

Legislativo, que já conta com dois blocos parlamentares, poderá ter quatro

Edis de situação tentam criar seu bloco parlamentar, enquanto oposição ameaça criar um terceiro grupo (Foto Camila Porto/Câmara)

Por Maiquel Rosauro

Virou uma bagunça o (frágil) equilíbrio de forças do Parlamento de Santa Maria. Vereadores governistas tentaram, nesta quinta-feira (29), criar o Bloco de Situação, liderado por Admar Pozzobom (PSDB) e com Manoel Badke – Maneco (DEM) como vice. Ao mesmo tempo, o grupo busca manter Alexandre Vargas (Republicanos) na liderança do governo e Givago Ribeiro (PSDB) de vice. A oposição chiou e criou um impasse.

A intenção dos vereadores governistas banalizou a criação de blocos parlamentares. Durante a discussão, Tony Oliveira (PSL) informou que protocolará, na próxima semana, a criação de um bloco formado por PSL e MDB.

Atualmente, o Legislativo conta com dois blocos: Oposição Propositiva, formado por vereadores do PT e PCdoB; e Oposição, composto por edis do PP, MDB, PSB, PSL e PDT.

Com a criação do Bloco de Situação, o governo passaria a ter direito a mais espaço na tribuna, o que aumentaria consideravelmente o tempo de discussão da base do prefeito Jorge Pozzobom (PSDB). O mesmo acontecerá se a Oposição se desmembrar em outro bloco.

Enfim, a polêmica está feita. O presidente da Casa, João Ricardo Vargas (PSDB), pediu orientação à Procuradoria Jurídica e tentará, na semana que vem, resolver o impasse.

Ineditismo

Embora previsto no Regimento Interno da Casa, blocos parlamentares nunca haviam sido formados no Parlamento de Santa Maria. Eles são consequência do regramento obsoleto do Legislativo e de interesses conflitantes dos grupos de vereadores.

Covid-19

Os parlamentares aprovaram, nesta quinta (29), em sessão extraordinária, projeto de lei dos vereadores Paulo Ricardo Pedroso (PSB) e Anita Costa Beber (PP) que estabelece prioridade de vacinação contra Covid-19 aos profissionais dos serviços essenciais do município que se encontram em contato direto com a sociedade. A lista incluiu profissionais de transporte público, saneamento, supermercados, comunicação, entre outros.

Outra proposta aprovada é do vereador Admar Pozzobom (PSDB), que prioriza a vacinação contra covid-19 a pessoas com deficiência.

Alimentos

Por fim, os parlamentares também aprovaram projeto de Tony Oliveira que regulamenta, em Santa Maria, lei nacional que facilita a doação de alimentos. Clique AQUI para saber mais.

Henrique Paim

O vereador Ricardo Blattes (PT) promoverá, nesta sexta-feira (30), às 13h, uma live com o ex-ministro da Educação, Henrique Paim. Chamada de Programa Hora 13, a live ocorrerá pelo Canal da Resistência (AQUI).

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo