CidadaniaCinemaCulturaEducaçãoEstadoTrabalho

LUNETA ELETRÔNICA. Greve do magistério, ensino médio na TV, ações afirmativas, Curtas no Lanterninha…

* Decidida na sexta-feira, em assembleia com 3 mil participantes, inicia nesta segunda a greve do magistério estadual gaúcho.

* A principal reivindicação dos docentes é o pagamento imediato do piso nacional da categoria. Mas, curiosamente, o movimento têm, pelo menos de público, três adversários poderosos.

* Dois deles são óbvios: os pais, preocupados com uma paralisação das aulas no final do ano letivo, e o governo estadual, que acredita ter sido uma precipitação dos docentes.

* A novidade é o terceiro. Tradicionalmente a favor dos seus mestres, os estudantes, pelo menos os do ensino médio, deixaram clara sua posição, em congresso realizado sábado.

* A garotada posicionou-se contra a greve, por considerá-la, como disse o presidente da União Gaúcha dos Estudantes Secundaristas, Talisson Silva, “equivocada e inoportuna”.

* Aliás, um dos temas tratados pelo magistério, cujas lideranças já manifestaram contrariedade, será objeto principal do “Análise”, da TV Santa Maria (canal 19, Net e www.santamaria.tv.br), na noite desta segunda.

* O programa, que tem a produção da Cacism, vai tratar da reestruturação do Ensino Médio no RS, em discussão e debate por parte do Governo do Estado.

* “Sedufsm e as ações afirmativas da UFSM”. Esse o tema de debate que acontece, nesta segunda, às 7 da noite, no auditório da Seção Sindical dos Docentes da UFSM, o promotor do evento.

* O evento acontece justamente na semana em que se comemora o “Dia da Consciência Negra” e faz parte, também, dos festejos alusivos aos 22 anos da Sedufsm.

* Participam do debate Carmen Gavioli (diretora da entidade), Cesar Jacques, Elias Costa de Oliveira, Paulo Roberto Silveira e Getúlio Lemos. A coordenação será de Júlio Quevedo dos Santos, vice-presidente da Sedufsm.

* Olha só um projeto polêmico: o deputado Valmir Assunção (PT/BA) quer que faculdades e e universidades sejam proibidas de desligar alunos que atuem como líderes estudantis.

* Os detalhes estão em nota PUBLICADA no sítio da Sedufsm. Está no texto da proposta do petista que as instituições de ensino a oferecer condições para que os líderes conciliem suas obrigações acadêmicas com as atividades político/estudantis”.

* E mais: ficaria garantida, também, a possibilidade de provas serem realizadas em dias alternativos, quando coincidirem com assembleias, congressos ou reuniões.

* Segue nesta segunda, no Cineclube Lanterninha Aurélio, o ciclo de curtas-metragens selecionados em edições anteriores do Santa Maria Vídeo e Cinema – que acontece a partir do dia 5.

* Serão exibidos os documentários “Efêmero HIB”, de Eduardo Colombo, e “Áurea”, de José Buarque Ferreira. O primeiro é de 2007, o segundo de 2009.

* A sessão começa às 7 da noite, no auditório da Cesma (rua Professor Braga), e será seguida de debate sobre produção audiovisual na cidade, com a participação do jornalista Ricardo Ritzel. Ah, a entrada é gratuita.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo