AssembleiaJornalismoMemóriaPolítica

MEMÓRIA. A reportagem que, sozinha, já é uma grande homenagem a Chicão Gorski

Na Assembleia, o luto percebido nas bandeiras a meio mastro

O amigo, o político, o parceiro, o irmão, o deputado José Francisco Gorski, Chicão, 54 anos, casado duas vezes, pai de sete filhos, o mais velho Rodrigo, 32, o mais novo Marcelo, 3. Ex-vice-prefeito, prefeito e parlamentar no alvorecer do mandato primeiro e único, teve o corpo sepultado no final da manhã passada, em Santiago, a sua terra.

Praticamente todos os textos que trataram do desenlace trágico e estúpido da vida de um homem público tiveram a carga adequada de emoção e informação, na análise (nem sempre) humilde deste editor. Nenhum deles, porém, conseguiu expor tão bem, e com a dose mais precisa de sentimentos presentes ao evento, quanto o jovem jornalista Tiago Machado. Que mostrou ser possível fazer assessoria de imprensa (e política, ainda por cima) sem que se perca a essência do que é ser repórter. Você perceberá, pois reproduzo abaixo, no material distribuído pela Agência de Notícias da Assembleia Legislativa, de cuja equipe ele faz parte. Ah, também é o autor da foto do velório – a outra, das bandeiras a meio mastro, na frente do Palácio Farroupilha, é de Marco Couto, também da AgAL. Confira, vale a pena:

 “O adeus ao construtor de sonhos

Seja em semblantes já calejados pela vida, seja em rostos ainda infantis, as lágrimas verteram com intensidade na face de grande parte do público do velório do deputado Chicão Gorski, 54 anos, na manhã desta segunda-feira (14), em Santiago. Mesmo os mais resistentes  às emoções não contiveram o choro quando o prefeito de Santiago, Júlio Ruivo, subiu ao palanque montado no salão do CTG Coxilha de Ronda, com extrema dificuldade para falar em razão da emoção, e pronunciou duas frases que resumem a vida do político santiaguense e explicam sua popularidade. “Morreu hoje um construtor de sonhos. E morreu com as mãos limpas e empobrecido porque gostava de ajudar a todos”, disse.

Um punhado de autoridades se juntou ao povo, nas últimas homenagens a Chicão Gorski

A emoção generalizada na despedida  do parlamentar  retrata com fidelidade o respeito adquirido pelo político junto às mais dintintas classes sociais, comunidades e segmentos. Em Santiago, onde Chicão foi vice-prefeito entre 1996 e 2000 e depois prefeito no período 2001-2008, o deputado era admirado até pelos adversários. “Não votava nele e ele sabia. Mas sempre entrava na casa dele a hora que quisesse. Era um amigão”, disse Getúlio Prestes, filiado ao PT, que foi ao Coxilha de Ronda prestar solidariedade à família Gorski.

Criança Feliz

Chicão também tinha forte vínculo com as crianças e adolescentes da periferia de Santiago. Apaixonado pelo esporte, em especial pelo futebol, e sempre atento às questões sociais, uniu as duas vocações. Quando prefeito criou o projeto Criança Feliz, que consistia em afastar os pequenos cidadãos da ameaça das drogas  e da criminalidade através da prática de esporte. Esta iniciativa junto com outras explica a grande presença infanto-juvenil no velório e a frase que ele gostava sempre de repetir e que até virou slogan de sua última campanha eleitoral: “Conte comigo!” 

Na Assembleia Legislativa, onde exercia  seu primeiro mandato de deputado estadual desde fevereiro, Chicão focou sua ação parlamentar no desenvolvimento regional e no setor rural. Era presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo do Parlamento Gaúcho. Entre outras ações, trabalhou com afinco pela…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo