CinemaCultura

AUDIOVISUAL. Obra inspirada em Dyonélio Machado abrirá ‘Santa Maria Vídeo e Cinema’

E vem aí, e não é mais hora de falar em percalços, dificuldades e outros quetais, mais um Santa Maria Vídeo e Cinema, o grande festival do interior gaúcho, depois de Gramado. É a 10ª edição de um evento feito pela garra de um punhado de idealistas.

Olha só, a propósito, qual a primeira obra a ser vista pelos assistentes: um drama, em longa metragem, inspirado por uma das maiores obras da literatura gaúcha, do fantástico (na opinião do editor, claro) Dyonélio Machado. Pois o filme, “A última estrada da praia”, dirigido por Fabiano de Souza, está na programação de abertura do SMVC. Mais detalhes com o texto de Jaiana Garcia, uma entre os vários colaboradores voluntários do festival. A seguir:

Mistério, romance e aventura na abertura do 10º SMVC

Inspirado em “O Louco do Cati”, do gaúcho Dyonélio Machado, o longa “A Última Estrada da Praia” (93 min) traz no enredo a história de três amigos, Léo, Norberto e Paula, que partem para uma aventura pelo litoral gaúcho. No início da viagem, encontram um estranho misterioso que não fala, mas entra para a turma e faz o percurso junto. Enquanto o amigo silencioso enfrenta seus temores, Léo, Norberto e Paula vivem um triângulo amoroso. Juntos, eles descobrem que é impossível ser feliz o tempo todo.

A direção do drama é de Fabiano de Souza e roteiro de dele e Vicente Moreno. No elenco estão Rafael Sieg, Marcos Contreras, Miriã Possani e Marcelo Adams. O longa será exibido durante a abertura do 10º Santa Maria Vídeo e Cinema, que acontece no dia 5 de dezembro, às 20h, na Cesma.

CURIOSIDADES:

– “A Última Estrada da Praia” é um longa metragem que foi realizado a partir do programa especial “O Louco”, da série Escritores, produzida pela RBSTV. A partir do livro “O Louco do Cati”, de Dyonélio Machado, o diretor e roteirista Fabiano de Souza gravou uma versão do filme para a TV e outra para as telas de cinema.

– O autor do livro que serviu de inspiração para “A Última Estrada da Praia”, Dyonélio Machado, ditou a história e não a escreveu, devido a problemas de saúde no começo da década de 40. Assim, o livro passou a ser o único romance da literatura gaúcha não-escrito.

– O livro, considerado o romance brasileiro da ditadura, teve dois leitores entusiastas: Mário de Andrade e João Guimarães Rosa.

Equipe do filme:

Elenco: Rafael Sieg, Marcos Contreras, Miriã Possani e Marcelo Adams
Direção: Fabiano de Souza
Roteiro: Fabiano de Souza e Vicente Moreno
Assistência de Direção: Vicente Moreno
Produção: Aletéia Selonk, Gilson Vargas e Milton do Prado
Produção Executiva: Aletéia Selonk
Direção de Produção: Camila Machado
Direção de Fotografia: André Luís da Cunha
Direção de Arte e Figurino: Adriana Nascimento Borba
Montagem: Milton do Prado
Som Direto: Gabriela Bervian
Desenho de Som: Tiago Bello e Alexandre Kumpinski
Mixagem: Tiago Bello
Música Original: Arthur de Faria”

PARA LER OUTRAS INFORMAÇÕES DO SMVC, CLIQUE AQUI.

EM TEMPO: o 10º SANTA MARIA VÍDEO E CINEMA é uma realização da Ong SMVC, promoção da Prefeitura e da RBS/TV, co-promoção da Cesma. Tem o patrocínio de: LIC-SM, Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual, Lei Roaunet, Rede Vivo, Corsan, Banrisul. E o apoio de: FICC – Federação Internacional de Cineclubes, CNC – Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros, www.claudemirpereira.com.br e Blattes Advogados.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo