ColunaObservatório

COLUNA OBSERVATÓRIO. DEM e PV terão que decidir, “a sério”, o que vão fazer

Dando de barato que o PT resolva, meeeesmo, nesse final de semana, o nome de seu candidato(a), e que Jorge Pozzobom (PSDB) trata de decidir se concorre ou não e já sabendo que Cezar Schirmer tentará novo mandato, passa-se, de pronto, à segunda etapa do processo de formação de chapas para a Prefeitura.

Uma coisa é o calendário oficial, outra o real. Por imposição legal, os partidos têm até o final de junho para realizar convenções e oficializar candidaturas a prefeito e à vereança, inclusive as coligações. Na prática, porém, só pequenos, muito pequenos, detalhes ficarão para a última hora. O principal e até o acessório serão conhecidos o mais rapidamente possível.

Assim, se pode prever verão de temperaturas elevadas também na política. E o que primeiro se define, é a impressão (não mais que isso) claudemiriana, é a posição das agremiações (respeitosamente) secundárias que formalizaram pré-candidaturas a prefeito. No caso, PV e DEM.

O Democratas, pelas palavras de seu principal líder local, na edição de quinta de A Razão, deixou claro o que a todos parecia óbvio. Informou Manoel Badke que o nome de Moacir Alves está colocado como possível candidato a vice-prefeito, em aliança a ser formada. Logo, para o cargo principal, como se supunha, nada feito. Talvez esteja fora também para vice, mas isso se saberá em seguida.

E o Partido Verde? Por mais respeitável que seja Laurindo Lorenzi Filho, a manutenção de seu nome para a disputa pode até se confirmar. Mas, sem militância (alguém conhece mais de uma dezena capaz de levantar a bandeira do PV na cidade?) e fontes de financiamento, a candidatura, se sobreviver, será raquítica, politicamente falando. Ponto.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

4 Comentários

  1. Esta candidatura dos Verdes vai murchar…
    Deveriam pegar alguem com histórico NO partido e NA luta pelo meio ambiente para ter credibilidade.
    Greenpeace e WWF são partidos para ter filiação? Estar em ambos é estranho, pois são concorrentes em metodologia. Seria como estar filiado no PDT e PTB, parecidos, mas não iguais…

  2. Prezado Jornalista Claudemir Pereira:

    Reafirmamos a pré-candidatura de Laurindo Lorenzi Filho à prefeitura de Santa Maria/RS.
    Nosso pré-candidato é ambientalista filiado ao Greenpeace e ao WWF-Brasil. É graduado em Administração Pública e pós-graduado em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, tendo sido Secretário Municipal de Proteção Ambiental de Santa Maria/RS (entre 2009 e 2010).
    Acreditamos que seja salutar para a democracia e para as eleições, a participação e a confluência das mais diversas vertentes do pensamento político contemporâneo.
    Pretendemos, através do nosso pré-candidato, promover um amplo debate junto a sociedade sobre a necessidade de promover o desenvolvimento sustentável de Santa Maria/RS, aliando a geração de emprego e renda à preservação do meio ambiente.

    Atenciosamente,

    Partido Verde/SM
    [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo