ESQUINA DEMOCRÁTICA. Os índios sofrem discriminação racial em Santa Maria?
POR MAIQUEL ROSAURO
Mesmo com o Claudemir em férias, as regras do sítio seguem valendo. Críticas ofensivas não serão liberadas.
SIGA O SÍTIO NO TWITTER
POR MAIQUEL ROSAURO
Mesmo com o Claudemir em férias, as regras do sítio seguem valendo. Críticas ofensivas não serão liberadas.
SIGA O SÍTIO NO TWITTER
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.
-Muito pelo contrario. Os Santamarienses são solidarios com nossos irmãos indigenas. Basta passar ali pelo Acampamento e ver muitos visinhos entregando presentes e alimentos aquelas familias. Aqui nesta terra não há espaço para discriminação.
A questão indígena é muito mais complexa do que a maioria pensa. Enquanto alguns lutam para dar-lhes boas condições de vida e acesso a recursos e programas sociais, a absorção cultural é inevitável. Pode-se dizer que os índios já são dependentes do apoio da nossa sociedade, e isso é péssimo. Prova disso é o caso dos caigangues que ocupam o terreno próximo à rodoviária de modo a pressionar o poder público para que os ajude.
Quanto à discriminação, é difícil dizer alguma coisa de certeza. Por exemplo, como é possível dar um emprego a uma pessoa que não está integrada aos costumes e valores da nossa sociedade? E se os adequarmos a essas regras, não estaríamos interferindo fatalmente em sua própria cultura? Como aceitar que indígenas necessitem de dinheiro para sobreviver, e para isso seja necessário que eles fabriquem artesanatos pouco interessantes para vender no centro da cidade, ou que exponham suas crianças a cantarolar no calçadão enquanto outro esfrega os dedos em um violão que ele jamais aprendeu a tocar?
Sou um leigo no assunto, mas infelizmente não consigo vislumbrar uma solução satisfatória para a questão indígena. Principalmente, partindo de uma sociedade etnofágica e predadora como a nossa. Espero, sinceramente, que existam pessoas muito mais esclarecidas que eu, que enxerguem uma luz no fim do túnel.