Artigos

Forecasting – A Dificuldade de Prever! – por Carlos Costabeber

O conceito denominado FORECASTING serve para designar o conjunto de estudos, avaliações e pesquisas, no intuito de formar uma previsão futura.

Por isso, as empresas procuram aperfeiçoar ao máximo esse instrumento, para tentar minimizar os riscos e vislumbrar expectativas do que virá pela frente.

Os últimos acontecimentos macroeconômicos têm demonstrado que o “forecasting” tem sido relegado para um segundo plano, quando se trata de instituições financeiras – e principalmente de governos.

Por isso, sempre fui um estudioso das tendências de mercado. Não só por uma necessidade de sobrevivência nos negócios, mas como parte da minha base acadêmica.

No entanto, os empresários correm um grande risco em se alinhar de forma unilateral, ao que “os outros” estão prevendo.

E foi o que ocorreu, quando no auge da crise econômica de 2008, “todo-mundo-tirou-o-pé-do-acelerador”, pois essa a orienação de TODOS os economistas – insistentemente refletida pela imprensa mundial.

Mas o que eu fiz? EXATAMENTE O OPOSTO !

Enquanto a indústria automobilística reduzia a produção, e os distribuidores “puxavam o freio”, adquiri da fábrica um número muito grande de unidades, imaginando que as coisas não poderiam ser tão catastróficas como o previsto.

E, realmente, logo o Presidente Lula decidiu reduzir o IPI para carros, fazendo com que os consumidores partissem para as compras.

Com isso, a Superauto, que havia sido a única distribuidora Ford no Brasil  a “ir contra a maré”, colheu os frutos de uma decisão audaciosa: vendemos 1.000 carros novos entre dezembro/08 e fevereiro/09, e conquistamos a liderança de mercado – que se mantém até hoje.

Então, peguei esse gancho, pois as previsões sempre se destacam em cada começo de ano.

E, para 2012, estou certo de que a conjuntura internacional adversa não tirará o Brasil da sua linha de continuado crescimento.

O que está assustando é justamente a ESTIAGEM que está assolando o nosso Estado. Ao contrário dos verões passados, esse se seguiu a uma primavera quase sem chuvas. E as previsões são pouco animadoras.

O mano Fernando, que não se assusta por qualquer coisa, vem falando que o Rio Grande “pode não ter safra de grãos nesse ano”.

Será um desastre para o Estado, e por consequência, para os negócios, pois estamos visceralmente ligados à produção do campo.

Fora isso, sou um otimista convicto, acreditando que 2012 será um ano muito positivo para a economia brasileira. A Presidente Dilma está muito bem no comando da Nação; conhece muito de economia, e vai injetar recursos para manter o crescimento do PIB em índices positivos.

E Santa Maria ganhará novos investimentos, além da cidade viver um momento muito especial na recuperação de sua autoestima.

Vamos manter uma expectativa positiva, mas com os cuidados necessários para as eventualidades, pois todos os cenários são muitos otimistas.

Agora, se cada santa-mariense FIZER UM POUCO MAIS POR SUA CIDADE, a coisa irá de bem para melhor. Falta-nos ainda uma CONSCIÊNCIA MAIS PARTICIPATIVA, característica dos povos mais desenvolvidos. Mas, aos poucos, lá chegaremos!

FELIZ 2012!!!!

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo