CongressoEducaçãoTrabalho

TRABALHO. Deputado gaúcho quer regulamentar profissão de filósofo. A chance é grande

Comecemos pelo fim. O projeto (do pedetista Giovani Cherini) tramita em regime conclusivo. Isto é, se for aprovado pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público, e de Constituição e Justiça, vai imediatamente ao Senado – sem que o plenário se manifeste. Isso só acontecerá se uma das comissões o rejeitar ou se houver recurso assinado por no mínimo 51 deputados (10% do total).

Resumo da ópera: a menos que seja engavetado, o que não é impossível, as chances de aprovação são mais que razoáveis. E, assim, filósofo passa a ser uma profissão regulamentada, ao menos na Câmara dos Deputados. Tenho curiosidade de saber o que pensa disso o meu amigo (e o único filósofo que conheço) Ronai Pires da Rocha, professor dos melhores, no curso de Filosofia da UFSM.

Ah, enquanto a curiosidade não é saciada, fiquemos com a notícia, produzida e distribuída pela Agência Câmara de Notícias. A reportagem é de Murilo Souza. Acompanhe:

Projeto regulamenta profissão de filósofo

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 2533/11, do deputado Giovani Cherini (PDT-RS), que regulamenta o exercício da profissão de filósofo em todo o País. De acordo com a proposta, órgãos públicos da administração direta e indireta ou entidades privadas, quando encarregados de projetos socioeconômicos em nível global, regional ou setorial, deverão manter filósofos legalmente habilitados em seu quadro de pessoal ou em regime de contrato para prestação de serviços.

A atuação do profissional ficará condicionada a registro prévio no órgão competente do Ministério do Trabalho. O texto estabelece que só poderão exercer a profissão:
– os bacharéis em Filosofia;..”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

3 Comentários

  1. Nao entendo porque nao incetivar a contrataçao de SOCIOLOGOS!?!?!?
    Posi estao mais em acordo com projetos SOCIOeconomicos, periga e este deputado tem esposa FORMADA em filosofia—
    Uma coisa é ser filosofo e outra estudar e se formar em filosofia.

  2. Bah, eu heim. Não entendi essa ai. Conheço um cara Prof. aposentado que se acha um grande filósofo. Sinceramente, se Socrates fosse vivo, e lê-se oque ele andou escrevendo tomaria sicuta outra vez, risos.

  3. Vai precisar curso superior? Jornalista nao precisa…

    Provocaçao… conheces UM UNICO filósofo, Lógico que é professor dos melhores, nao conhces outros…

    Outra ótica, ele é professor dos melhores… melhores alunos, ele pde ser um prof ruim que dá aulas a alunos bons, melhores que os demais..

    Por isto acho a filosofia essencial. Mas acho ESTE projeto uma forçaçao de barra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo