Agronegócio

CPI DO ARROZ. Para Pozzobom, interesses econômicos aumentam preço dos insumos

POR MAIQUEL ROSAURO

A participação de funcionários do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento na sessão de segunda-feira (13) da CPI do Arroz respondeu a dúvidas importantes dos integrantes da Comissão. Estiveram presentes os fiscais federais agropecuários do Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal, Helena Pan Rugeri e do Laboratório Nacional Agropecuário (Lanagro), João Mathias Becker, para falar sobre o custo econômico e financeiro na produção do arroz importado em comparação como os custos de produção de arroz no Estado, com ênfase no monitoramento das importações do cereal e barreira fitossanitária ao grão importado.

Deputado Jorge Pozzobom é o presidente da CPI do Arroz. Foto Divulgação

As oitivas foram consideradas bastante esclarecedoras pelo presidente da Comissão, deputado Jorge Pozzobom, sobretudo em relação aos insumos utilizados nos países do Mercosul. Conforme os fiscais, são coletadas amostras dos grãos de todos os caminhões que atravessam a fronteira e, nos exames, não foram constatadas a presença ou quantidades fora dos níveis permitidos de agroquímicos proibidos no Brasil. Ou seja, não há uma evidência do motivo pelos quais os produtos não são liberados no país.

“O veto aos insumos que são utilizados nos países do Mercosul que tem entrada proibida no Estado nos leva a crer que se trata apenas de interesses econômicos”, afirma Pozzobom.

Uma terceira oitiva foi realizada nos trabalhos de ontem, quando o representante do Sindicato da Indústria de Máquinas e Implementos Agrícolas no Rio Grande do Sul (Simers), Flávio Zacher, falou sobre o custo da produção do arroz na composição do custo de produção e no preço do grão.

Requerimentos – Durante a sessão, foram apreciados alguns requerimentos. Destaque para o pedido do deputado Pozzobom para que seja realizada uma audiência pública da Comissão durante a 22ª Abertura da Colheita do Arroz, que ocorre em Restinga Seca entre 23 e 25 de março. Na ocasião, a CPI deve ter estande específico para coletar informações junto aos produtores. Além disso o Presidente e o relator, deputado Marlos Santos, vão apresentar ao público os resultados da CPI. Outro requerimento importante aprovado foi a prorrogação por mais 60 dias para a entrega do relatório da CPI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Interessante a descoberta do Ilustre Deputado!
    Vale lembrar que esse vetos começaram no governo FHC, o que não quer dizer que não estão corretos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo