Artigos

Família Zappe salva os 70 anos da Imembuí – por Carlos Costabeber

Acompanhei de perto o drama da Rádio Imembuí, que desde o inicio dos anos 90 vivia uma situação de grandes dificuldades financeiras. Apesar da maioria das ações estar em mãos da família Isaia, a operação ficava sempre a cargo de profissionais. E essa fórmula passou a não dar mais certo, como se provou mais tarde.

E essa família já estava cansada de ter de “colocar dinheiro” na rádio todos os meses. Afinal, a rádio não era foco dos seus negócios.

Além de anos seguidos de dificuldades, a queda na receita com propaganda crescia como rabo de cavalo: para baixo. Sempre estava faltando dinheiro no caixa.

Acompanhei de perto e até participei de reuniões, que tentavam encontrar uma solução para salvar a Rádio; a Planalto chegou a admitir a aquisição; e o próprio Dom Ivo, com forte vinculo com os Isaia, temia por um fim indesejável.

Esse final indesejável era aceitar uma proposta de uma poderosa igreja evangélica, que compraria à vista a rádio, e assumindo os passivos trabalhistas e fiscais.

Enquanto isso, o Cláudio Zappe, que já havia acumulado uma larga experiência no segmento, estava expandindo os seus negócios, adquirindo pequenas emissoras do interior; a maioria em situação difícil como a da Imembuí.

Empreendedor nato, amante do rádio e provocado pela família (leia-se Alcides) e por amigos próximos como o Névio Cancian e o Jhonny Rosa, o Cláudio começou a se interessar pelo negócio.

Mas mesmo com todo o seu conhecimento do ramo, também achava que era uma situação muito delicada. Um projeto inviável! Que mesmo sofrendo um pesado choque de gestão, a Imembuí levaria muitos e muitos anos para se recuperar.

Mas a experiência bem sucedida em outras emissoras, o estimulo da família e dos amigos, fizeram com que o Cládio, o Alcides e o Jhonny se decidissem por “abraçar o pepino”. Tudo isso, e mais a fé em Deus e em São Pio, e com as bênçãos do bispo Dom Ivo.

Corria o ano de 1997!

E realmente o “pepino” era ainda maior do que o imaginado. Dívidas trabalhistas e impostos atrasados tiveram que ser renegociados com prazos longos. E a receita com propaganda, em queda contínua, não animava os novos controladores.

Conversei muito com o Cláudio e com o Alcides, de lá para cá. Acompanhei de perto “o calvário” que foi a recuperação da Imembuí, pois essa turma teve “que botar dinheiro”, muito suado, a cada mês, para o pagamento da folha e dos parcelamentos assumidos.

Enquanto isso, uma estratégia comercial muito agressiva, uma inovadora programação e a adesão imediata das empresas locais levaram a um rápido aumento na audiência e a uma gradual recuperação nas receitas.

Foram mais de 13 anos, isso mesmo, 13 anos de muito trabalho e extrema dedicação, para que a Rádio Imembuí chegasse ao seu ponto-de-equilibrio.

A missão estava cumprida!

Não fosse a bagagem de conhecimento, a paixão pelo rádio e a fé desses empreendedores, e certamente A IMEMBUI NÃO ESTARIA CHEGANDO AOS 70 ANOS.

Parabéns a  esse belo grupo de profissionais que faz parte do quadro da rádio! Gente que sacrificou as suas vidas, e que abriu mão de muita coisa, para salvar essa rádio. Especialmente a esse amigo, a quem dedico um carinho e uma admiração extraordinárias, o CLÁUDIO ZAPPE.

Afinal, nesse mesmo período, passei por uma situação semelhante: sair de uma cisão familiar, e reerguer a Superauto.

E com essas duas experiências vivenciadas, cheguei uma conclusão muito importante nos negócios:

“É fundamental, ter uma certa DOSE DE INGENUIDADE na hora de se tomar  decisões”.

Quem coloca “tudo na ponta do lápis” na hora de decidir, pode estar perdendo uma grande oportunidade nos negócios.

Missões Cumpridas!!!

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. OI C LAUDIO SOU TUA prima, mas tu não me conhece, parabens pela vitoria e pelos 70 anos da imenbui, quando fiz 15 anos recebi uma mensagem de felicitação pela imenbui, era o maximo, fiquei maravilhada, hoje tenho 76 anos, teu pai o olivio era ´primo do meu pai, e tua mae a judite era prima da minha mae,o teu avo alcides era tio da minha mae,e o tio oscar como chamavamos era tio do meu pai, irmão da minha vo. MEU PAI ERA O ALFREDO RABENSCHALG, MINHA MAE ERA TIBILA E EU SOU A MARIAZINHA, NA REALIDADE TE CONHECI QUANDO TU ERA BEM JOVEM. SAI DE SANTA NARIA COM 18, MAS SANTA MARIA NUNCA SAIU DO MEU CORAÇÃO. UM GRANDE ABRAÇO, UM DIA AINDA NOS ENCONTRAREMOS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo