Eleições 2012PartidosPolítica

ELEIÇÕES 2012. Outra vez: se nada de novo ocorrer, PT vai de Helen Cabral. Ou Cristiano Schumacher

Plenárias foram decisão do encontro de 10 de dezembro, com todos os grandões

Por favor, o editor sugere a leitura atenta desta nota, originalmente PUBLICADA no início da madrugada de 23 de janeiro passado, há exatas nove segundas-feiras (ou dois meses e três dias). No final, confira o comentário (atualizado) claudemiriano. A seguir:

ELEIÇÕES 2012. Se nada novo ocorrer, PT vai de Helen Cabral. Ou Cristiano Schumacher

Nesta terça-feira, no Clube Comercial, uma reunião considerada “importantíssima” (conforme o editor leu no blogue do presidente do partido, Valdir Oliveira), acontece com todos os pré-candidatos do PT à Câmara de Vereadores.

Na próxima segunda, em Camobi, programa-se a primeira das plenárias da agremiação, destinadas a discutir especificamente a candidatura a prefeito, a ser lançada no final de março. Outros 12 encontros semelhantes ocorrem, sempre às segundas e sextas-feiras, também nos bairros Cohab Fernando Ferrari, Vila Schirmer, Itararé, Perpétuo Socorro, Salgado Filho, Boi Morto, Nova Santa Marta, Vila Oliveira, Cohab Tancredo Neves, Vila Maringá, Vila Urlândia/Lorenzi e Vila Caramelo/Prado.

Todos os encontros terão, segundo o script montado pelo Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE) – formado por representantes das sete correntes internas petistas em Santa Maria, mais o presidente – cerca de hora e meia. Supondo-se que tudo seja cumprido a risca, são 20 horas de debate. Mas, e qual será o resultado disso tudo? Quem, se esse é o objetivo, poderá ser ungido o candidato ao pleito de outubro, pelo maior e principal partido de oposição?

Se nada mudar até lá, e, conversando com vários militantes, dos menos aos mais graduados, não se percebe algo diferente, há poucas dúvidas. O candidato do PT será a vereadora Helen Cabral, da corrente PT Amplo. Ou o militante comunitário Cristiano Schumacher, da tendência Articulação de Esquerda.

É verdade que em política muita coisa pode acontecer, mas, pensando de forma cartesiana, a conclusão não poderia ser diferente. E por quê? Ora, o ex-prefeito e atual deputado estadual Valdeci Oliveira e o presidente da sigla, Valdir Oliveira, ambos da corrente Unidade na Luta Democrática, declararam enfaticamente que seus nomes não estão à disposição. No caso de Valdir, a desistência se deu em dezembro passado.

O ex-deputado Fabiano Pereira (tendência PT de Luta e de Massa) também já deixou claro não ser concorrente e está bastante (e mais) preocupado com o trabalho que realiza na secretaria estadual de Justiça e Direitos Humanos. E não faz movimento algum em direção diferente desta.

Por fim, Paulo Pimenta. O deputado federal mais votado do PT gaúcho, coordenador da bancada gaúcha no Congresso e integrante do Parlamento do Mercosul, ainda que “cheio de dedos”, deixa bastante claro, a cada manifestação pública, dos trabalhos que realiza como parlamentar. E, implicitamente, afasta a possibilidade de concorrer a prefeito.

Conclusão? A que está lá no título desta nota: Helen Cabral e Cristiano Schumacher são os nomes que ficam disponíveis à militância petista – para o debate nessas 13 plenárias que consomem o debate interno nos próximos 45 dias. Um deles será o candidato à sucessão de Cezar Schirmer.

A menos, claro, que algo de novo ocorra. Ocorrerá?”

COMENTÁRIO CLAUDEMIRIANO: alguém aí é capaz de dizer o que mudou, se mudou, nesse tempo todo? Isso mesmo, nada. E a nota permanece, até evidências em contrário, a ser encontradas nos próximos 20 dias, rigorosamente atual.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

5 Comentários

  1. Que coisa! Quem diria restou aos puxa sacos do Schirmer a cidade de Santa Maria! Com o RS e o Brasil desse tamanho!!!!!!
    Que decadência!!!!!Pssssssssssssss que tetinha miúda! Indo na linha do Luiz é claro!!! Hrehehehehehehehehhehehehehehehehehhehehehehehhe quá quá quá ai ai!

  2. Luiz :
    Do jeito que a coisa vai, com cada petista preferindo seguir mamando nas tetas do governo federal e estadual, o candidato da seita acaba sendo a Valeska Huffel…

    ou o Naisson

  3. Do jeito que a coisa vai, com cada petista preferindo seguir mamando nas tetas do governo federal e estadual, o candidato da seita acaba sendo a Valeska Huffel…

  4. Gente vamos fazer um pacto não vamos mais falar neste partido, que virou direita da pior especie até a irmã Dil, não aguentou eles e se foi ao passo tambem, total eles ja conseguirão o que querião se arrumar.

  5. Estou convicto que Fabiano Pereira (PT), embora negue, vai sim ser candidato a prefeito, até porque é o único nome (da tríade petista) que não tem nada a perder, pois atualmente não tem mandato eletivo. Tarso Genro certamente reservaria sua cadeira no primeiro escalão do governo do estado em caso de um infortúnio no pleito municipal.

    Outra opinião minha: ainda que o prefeito Cezar Schirmer (PMDB) tenha dado um cargo melhorzinho para o presidente local do PV, Luiz Figueiredo, o ex-secretário municipal de proteção ambiental, Laurindo Lorenzi (PV), será sim candidato a prefeito pelo Partido Verde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo