Claudemir PereiraJornalismo

ESQUINA DEMOCRÁTICA. Possível greve do magistério estadual é estratégia correta do CPERS, para garantir o piso da categoria?

Garantidas as regras do sítio, de civilidade (a crítica pode ser forte ou não, mas sem ser ofensiva, por favor), você é que decide o assunto, afinal de contas. Ah, e o que está no título é somente uma sugestão. Nada mais.

AQUI NÃO TEM NOTA ALGUMA, SÓ O TEU COMENTÁRIO. APROVEITE! 

SIGA O SITÍO NO TWITTER

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

9 Comentários

  1. @Saúl
    Bom mesmo é o teu partido, que faz um discurso revolucionpario e na hora da eleição, a Luciana genro pede dinheiro para a Gerdau. É uma esquerda maravilhosa!

  2. Sou engenheiro e filho e irmão de professora e sempre acompanhei a luta CPERS junto com minha mãe ,tempo das grandes assembleias pois o sindicato era repeitado pela postura de seus dirigentes que sabiam como lutar e enfrentaram essa direita que massacrava os professores com baixo sálarios e repressões. Hoje as assembleias são mínimas pois os dirigentes sindicais estão aplaudindo os Deputados que repudiaram a categoria. Como alguns professores tem memoria curta.Coitada da minha mãe que hoje idosa acompanha essa realidade de um sindicato que ela orgulhosamente ajudou a construir.
    Silvio de Arruda Barreto

  3. QUALQUER governador poderia dizer que não tem como pagar MENOS O TARSO, pq foi ele quem assinou a lei juntamente com Lulinha Paz e Amor, só para fazer markenting político, sabendo que os governos, na sua maioria, não tinha como pagar. Mal ele sabia que em seguida seria governador e teria que pagar. Montou na cabeça da Yeda durante a campanha, tanto que ganhou em primeiro turno e AGORA diz que NÃO pode pagar. Pior é ver o Valdeci ter que defender essa MENTIRA.

  4. O Jefferson tem certa razão quando diz que todos querem se meter na educação,o Gabiru tenta explicar pq os governos não podem pagar o Piso, o fato é que QUALQUER

  5. Boa tarde.
    Isso tudo é fruto do aparelhanento Sindical. O CPERS conhece bem o PT e seus politicos, desde o tempo do Olivio Dutra Governador. Acreditaram na promessa eleitoreira do Governador Tarso, e se ferraram. Como trablhador me doi dizer isso, bem feito! Tem professores na minha família, estavam todos felizes fazendo campanha para o PT. Não foi por falta de aviso. Apostaram no cavalo do Comissário, e joquei puxou as rédeas na chegada. Mas isso passa, anotem aqui, em 2014 o CPERS ainda vai dizer que o Governo Petista do RS é o melhor do Brasil, e votarão na sua imensa maioria na reeleição do Tarso.

  6. A discussão sobre o aumento do salário dos professores está equivocada. Explico: Da mesma forma que impuseram a inclusão escolar para crianças portadoras de necessidades especiais, agora impõem um salário que, assim como as escolas, naquela época, não tinham, e muitas continuam não tendo condições de incluir alunos especias, hoje governo algum tem condições de pagar piso algum. Explico: Existe o que chamamos de PACTO FEDERATIVO, é a forma como os impostos são distribuídos entes os estados federados. Pela forma como está hoje, Estados e Municípios ficam sempre refém da União, que arrecada mais e redistribui “conforme demanda”. Oras, agora exigem aumento de salário tendo a carga tributária ainda dessa forma? Não há governo ou município que tenham condições de pagar assim. O que temos que discutir é a forma de arrecadação, que seja mais justa para Estados e Municípios e assim, eles poderão pagar melhores não só os professores, mas também médicos, policiais, e tantos outros que necessitam de maiores salários.

  7. Quem deve saber se é correta ou não a estratégia de geve do magistério é os tarbalhadores em Educação.Atualmente todos querem se meter na educação , é empresário, engenheiro, meios de comunicação.Quem tem a autoridade de opinar sobre a educação são os profissionais que estão em sala de aula e que conhecem o cotidiano da escola.Os meio de comunicação se metm dizendo que o nosso plano de carreira está atrasado.O plano não está atrasado.A questão é que o governo quer interferir no plano de carreira é para tirar as nossas vantagens esta éa discussão.Então coloco a pergunta para estes profissionais , sérá por exemplo que um engenheiro daria para um educador a fazer uma planta de um prédio ou alguém fazer uma cirurgia médiaca com um professor.è óbvio que não.O que quero dizer que cada um deve cuidar da sua área e nao se meter na educação.
    Quem decide se vai ter greve ou outras formas de mobilização é a categoria nos fóruns do CPERS SIndicato.
    Jeferson Cavalheiro – Militante CPERS

  8. O CEPERS tem razão em todas as suas manifestações que os professores merecem um salário digno, merecem ganhar o piso nacional. No entanto, o aumento concedido pelo governo é significativo, seria interessante que se falasse sobre qual foi o percentual de aumento que outros governadores concederam.
    Outro aspecto interessante é que a Constituição Federal atribuiu aos Estados a Prestação dos Serviços Públicos que geram o maior gasto com pessoal (Educação Básica e Segurança Pública), ao passo que a distribuição do “bolo tributário” não é suficiente para fazer frente a esses excessivos gastos com pessoal. Dessa forma, os Estados não conseguem fazer o que se chama de Poupança Corrente suficiente, diferença entre as Receitas Correntes (Tributos) e Despesas Correntes (Gastos com Custeio da Máquina Pública), para realização de investimentos (Despesas de Capital) com recursos próprios, ficando na dependência da transferência de Capital da União ou Financiamentos Externos para a Realização de Obras de Infra-estrutura. Daí a importância de ter um governo estadual alinhado com o governo federal.
    Voltando a questão do PISO do Magistério, considero que o Governo Federal vai ter que começar a arcar com parte desse ônus, por exemplo um valor de R$ 1.000,00 por docente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo